SOBRE

Flávio Perazzo

Squashista

Professor e pesquisador de profissão, #loucoporsquash nas demais horas.

Saudações!

Meu nome é Flávio Perazzo e sou o idealizador desse blog sobre…Squash! Sou professor e pesquisador universitário, moro com minha esposa e nossos gatos na belíssima João Pessoa na Paraíba desde 2008. Iniciei a prática do Squash em janeiro de 2015, mesmo ano em que o Campeonato Brasileiro ocorreu por aqui e…bom, volto a esse assunto mais adiante. 

Conheci o Squash por acaso, acredite. Na época, queria sair do sedentarismo e buscava algo que fugisse da escolha por academias. Analisei opções e pensei em jogar Tênis, já que havia uma quadra perto de minha residência. Ao procurar informações, eis que me deparo com o Squash funcionando no mesmo local.

A quadra de Tênis passava por reformas e estava desativada. O professor Ari Souza do Viva Squash, então, me ofereceu uma aula teste a ser realizada dois dias depois. Eu pouco conhecia sobre esse esporte. Fiquei em dúvida, mas, analisei, busquei informações e voltei para praticar. Daí, nunca mais parei e cá estou eu trazendo essa história, que, acredito, é muito parecida com a de outros squashistas por aí e talvez igual a sua.

 

Voltando ao Campeonato Brasileiro de 2015 realizado em João Pessoa, só tenho a dizer que não acompanhei. Sim, calma, eu sei que não tem perdão! Todavia, o squashistas me aproximou mais da comunidade do Squash desde sua criação. Eu participo dos torneios locais, e, quando posso, dos regionais e do Brasileiro. Assisto à SquashTV, acompanhava às transmissões do NSB e reconheço atletas profissionais (internacionais e nacionais) do nosso esporte na rua, se um dia passar por eles. Desde maio de 2019 também, colaboro voluntariamente com a Federação Paraíbana de Squash, junto com outros amigos que fiz ao longo desses anos. 

Squashistas

A ideia de criar o squashistas, uma iniciativa voluntária, sem fins lucrativos ou comerciais, surgiu em setembro de 2017, basicamente do (vício) interesse pelo jogo. Sim, igual a você, eu sou mais um #loucoporsquash espalhado no mundo e que pensa que um dia vai jogar igual Amr Shabana ou Jonathon Power. 

Além disso, sempre quis ter um blog, mas nenhum assunto realmente me empolgava a dedicar uma parte do meu tempo. Vi no squashistas uma oportunidade de unir meus interesses pela escrita, pesquisa, esporte e melhoria da minha saúde. Daí, como gosto de dizer, virou um hobby dentro do hobby.

Quando o idealizei, percebi que havia boas informações espalhadas na Internet sobre o Squash. Todavia, a maior parte delas em inglês e também produzidas por profissionais, o que traz uma perspectiva um tanto muito acima do meu nível, e talvez do seu, ou ainda distante da nossa realidade de jogador amador, recreacional e envolvido em diversas outras atividades no cotidiano.

Por isso, pensei nesse espaço como uma tentativa de reunir conhecimentos úteis sobre o Squash em língua portuguesa e no olhar de quem ainda tem um longo caminho a percorrer para melhorar no esporte. Ou seja, de quem erra paralela simples, que manda a curta quase na linha de saque no momento decisivo e que, apesar de saber que tem que mandar a bola pro fundo de quadra, insiste em deixar ela no meio.

Apesar dessa intenção inicial, o squashistas tem me ajudado não apenas com o Squash, mas também com o desenvolvimento de outras habilidades, ou eu não estaria aqui escrevendo esse texto. Do ponto de vista pessoal, aprendi a utilizar o wordpress, editar imagem, vídeo e, mais importante, fazer memes me engajar também na escrita não-acadêmica.

Já quanto ao esporte, tem me ajudado, e quem sabe você também, em pelo menos três pontos. Primeiro, amplia a compreensão sobre o Squash em si, me fazendo perceber, como diria o filósofo, que só sei, que nada sei. Segundo, permite a troca de informações sobre estratégias, treinamento, melhoria do bem-estar, dentre outros assuntos. Por fim, cria um ponto de encontro para todos os #loucosporsquash.

 

Contato

contato@squashistas.com.br

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.

O que você encontra aqui

O squashistas não é dono do conhecimento e eu não tenho ainda nem um pouco da habilidade de Ramy Ashour, pelo menos dentro de quadra, é verdade. Todavia, ninguém disse que isso me impede de compartilhar informações de interesse para quem pratica Squash. Isto é, iniciantes, intermediários, avançados, profissionais, peladeiros…enfim, esse esporte é para todos, e o que importa é trocar conhecimento sobre ele.

Não é minha pretensão também ensinar ninguém a jogar, ou eu já seria top 10 do mundo. Em verdade, se tem algo que aprendi, é que o progresso ocorre, sem pressa, em ritmo próprio. Logo, penso que o foco deve ser no processo, e não necessariamente nas vitórias imediatas. Bom, pelo menos é o que tento me convencer e passo como mensagem. Afinal, aprender a jogar bem e inteligentemente é o resultado esperado. Nem sempre isso pode acontecer, pois quando se entra em quadra…bom, melhor deixar para lá.

Aqui, portanto, você encontra, principalmente, assuntos que envolvem o Squash diretamente, em tom pessoal, descontraído e informativo. Em resumo, esse blog é para aqueles que já são #loucosporsquash, para os que ainda não descobriram esse esporte fantástico, para todos aqueles que apreciam uma vida mais saudável ou para os que gostam simplesmente de conhecer novas modalidades esportivas. Atualizo o squashistas, principalmente, nos finais de semana ou feriados. Eventualmente, o faço a noite, depois do meu horário de trabalho.

Desde já, agradeço sua visita nesse espaço. É sempre uma satisfação interagir com outros squashistas. Se você quer contribuir voluntariamente com o blog, seja escrevendo textos, dando dicas de vídeos ou material sobre Squash, entre em contato. Fico muito contente quando isso acontece.

 

BLOG

Estratégia, treinamento e nutrição

ENTENDA O SQUASH

Curiosidades, regras e guias

SQUASHISTAS TV

Vídeos com dicas sobre Squash

onde jogar squash

Clubes de Squash no Brasil

Gostou do squashistas?

Siga o perfil no Instagram e compartilhe com os amigos!