Guia de tênis de Squash

O tênis é um equipamento essencial para a prática do Squash. Por se tratar de um esporte de movimentação rápida, com mudanças de direção bruscas (para, corre, vira), achar o calçado ideal pode contribuir para o desempenho em quadra. Além de ajudar nesses quesitos, protege o pé de lesões, como torções, dá estabilidade e alivia o impacto com o solo. Mas qualquer tênis serve para o Squash? A resposta óbvia é: não! Qual o melhor tênis para jogar Squash então?

Bom, para responder, a seguir, é apresentado um guia com os principais atributos desse tipo de equipamento.

Solado (grip)

Foto: http://www.holabirdsports.com

Não pode deixar marcas no chão da quadra. Por isso, é importante atentar para que na sola do tênis venha a indicação “non marking”. Isso indica que a borracha do solado não deixará o piso com riscos, o que prejudica esse local.

Algumas marcas, como a Asics por exemplo, fabricam solados de cores escuras com essa indicação. Mesmo assim, alguns clubes restringem que borrachas escuras sejam utilizadas para o jogo.

Como regra de etiqueta geral, deve-se evitar a utilização do tênis fora do clube. Isto é, é recomendável calçá-lo apenas quando for entrar em quadra ou nas dependências do local em que se joga. Logo, é preferível que o jogador use outro tipo de calçado para chegar e ir embora do clube.

Parece muito rígido? Na verdade, quando o tênis é utilizado na “rua”, ele suja e acumula resíduos. Isso pode deixar a quadra mais escorregadia, perigosa e imprópria para o jogo. Acredito que ninguém deseja cair quando está jogando e correr o risco de se lesionar ou se ferir.

Conforto

Foto: squashskills.com

Pode ser redundante dizer que o tênis deve ser confortável. Infelizmente nem todos os calçados feitos para jogos de quadra (“indoor”) são necessariamente assim. No nosso país, isso é ainda mais crítico, já que não dispomos de todos os modelos disponíveis no exterior.

Algumas marcas oferecem um pouco mais de espaço na parte frontal. Das que já usei, posso citar Salming (não disponível no Brasil) e Asics. Os Mizuno e Adidas que já tive eram menos largos e afunilavam mais o pé na parte frontal. Isso é importante para, além do conforto, tentar evitar problemas na unha do dedão do pé, ou a famosa unha preta, que depois de um tempo, pode até cair. Já tive esse problema e precisei ir a um podólogo para tratar. Há maneiras de se contornar isso com a forma de entrelaçamento do cadarço.

O importante, contudo, é utilizar um tênis que se encaixa bem nos pés de cada jogador. É bom sempre lembrar que um calçado apertado pode tornar a prática incômoda. Ainda mais considerando o perfil do Squash, de movimentos rápidos, mudanças de direção e cujo jogo pode ser demorado.

Estabilidade

O Squash requer muito do tornozelo. Logo, deve-se atentar para a estabilidade oferecida pelo tênis. Se o tornozelo do jogador é largo, um calçado que o aperta demais essa região do corpo será prejudicial, pois pode cortar a circulação sanguínea. Se por outro lado o tornozelo não é largo, uma folga no tênis nesse local pode deixar o pé solto e propenso a quedas e torções.

Foto: squashmad.com

Por isso, é preciso garantir que o calçado proporcional segurança e estabilidade. Deve ser possível mover um pouco do calcanhar para os dedos do pé, mas não muito. É preciso que haja uma boa tração e não sair deslizando o tempo todo sem controle. Alguns jogadores gostam de complementar esse quesito com tornozeleiras, mas é sempre bom analisar o seu estilo de jogo para decidir sobre isso.

Amortecimento

Foto: squashmad.com

O Squash é um esporte de impacto. Uma das mais importantes funções dos calçados esportivos é diminuir essa sobrecarga do atleta com o solo. Por isso, é preciso que o tênis proteja os joelhos e o restante do corpo. Isso ocorre por meio do amortecimento. Não significa dizer que qualquer calçado esportivo será apropriado.

Os tênis de corrida, por exemplo, possuem esse atributo, todavia, são inadequados para o Squash por terem, em geral, amortecedores altos, o que não oferece a estabilidade necessária para mudanças bruscas de direção e movimentos laterais constantes.

Por isso, é preferível tênis próprios para o Squash (ou para esportes de quadra com movimentação semelhante, a exemplo do handebol) com amortecedores mais baixos e com bom suporte (estabilidade) na região do calcanhar, como dito no tópico anterior.

Algumas marcas possuem variações nos modelos quanto a esse atributo. A Salming, por exemplo, possui o Salming Viper (mais baixo), o Salming Kobra (intermediário) e o Salming Race (mais alto). O popular Asiscs Gel Rocket tem bom amortecimento, mas não dá a mesma sensação de proximidade ao chão que o Salming Viper.

Peso

Esse é outro atributo importante em um calçado esportivo. Em geral, quanto maior o amortecimento, maior tende a ser o peso do calçado. A linha da Adidas, composta por Essence (entrada), Court Stabil (intermediário) e Boost  (top de linha) possuem bom amortecimento (em ordem crescente do citado, respectivamente), mas nem sempre são tênis tão leves. O Essence e o Court Stabil são parecidos em termos de peso com o Asics Gel Rocket, pois oferecem nível similar de amortecimento. O Salming Viper é um pouco mais leve, mas entrega maior proximidade com o solo.

Talvez os tênis mais leves sejam os oferecidos pela fabricante Yonex, cuja linha é voltada para o Badminton, mas que podem ser utilizados para o Squash. Já tive dois calçados dessa marca e atesto que não são pesados.

Durabilidade

Esse é um atributo muito buscado pelos squashistas. Quem joga Squash sabe que os tênis se desgastam rápido, afinal a cada agachamento/avanço a ponta do calçado arrasta na quadra e desgasta a proteção da frente do pé. Cada jogador, nesse ponto, tem sua particularidade. Alguns desgastam primeiro a região do dedão, outros o limite superior, outros a lateral do tênis, abrindo verdadeiros buracos, que, por vezes, são até remendados com fitas adesivas diversas.

Foto: squashcares.org

Além disso, é preciso levar em conta que o amortecimento, com o tempo, perde sua capacidade de absorver os impactos. Logo, é preciso estar atento a eventuais dores no joelho como indicativo da necessidade de substituição. A palmilha é outro elemento que contribui nesse quesito. Alguns jogadores a substituem para dar um pouco mais de vida útil ao tênis. Em resumo, se o pé começar a  ficar dolorido após jogar, o interior do calçado pode estar desgastado e é indicativo da necessidade de substituição.

Uma regra geral para avaliar a necessidade de troca do calçado é relacionar com a quantidade de vezes que o squashista joga na semana. Por exemplo, se você joga duas vezes por semana, pode ser recomendável trocar a cada seis meses. Se joga três vezes, a cada quatro meses, e assim por diante.

Claro que isso, depende de outros fatores, como a questão financeira. Sabemos que tênis não são necessariamente um equipamento dos mais baratos se considerarmos a vida útil deles. Comparativamente a raquetes, por exemplo, isso fica evidente.

Mas, afinal, qual o melhor tênis para jogar Squash?

Não existe uma resposta definitiva. Ou seja, é o conjunto de atributos descritos e a adaptação que cada um tem com relação a uma marca quem vai dizer. Todavia, um bom tênis para o Squash deve conter as seguintes características…

  • Bom amortecimento, estabilidade e suporte para reduzir o risco de lesão
  • Ter um solado de boa qualidade, que ofereça atrito adequado com o solo
  • Ser fabricado especificamente para o Squash (ou pelo menos para esportes de quadra) para permitir movimentos laterais, impulsos para frente e para trás e ajudar a se movimentar rapidamente na quadra
  • Ter, na parte superior frontal, respirabilidade, para manter o pé o mais resfriado possível
  • Ter solado que não marque a quadra (“non marking”)


Adaptado de Squashsource, PDH Sports, Blog Fabio Milani, HolaBirdsSports

Artigo anterior
Próximo artigo

5 COMENTÁRIOS

    • Veridiana, aqui no Brasil só importando pela internet mesmo, o que inclui o risco de imposto. Daí tem alguns sites interessantes: squasahgear.com | floorball-shop.eu/en | Em São Paulo, acredito que Rafael Alarcon (Vertical Tennis e Squash) tenha alguns modelos disponíveis.

Comments are closed.

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.