Se você é iniciante, a seguir há um conjunto resumido de informações básicas sobre como jogar Squash. Trata-se de um texto de introdução voltado para quem deseja conhecer mais sobre esse jogo. Se você já tem certa experiência, não deixe de ler o guia de regras.
Elementos básicos
Esporte jogado com raquetes e uma bola de borracha. Uma partida é disputada entre dois atletas. Há também jogo em duplas, menos utilizado. A partida ocorre em uma quadra fechada e coberta, em que todas as paredes e até vidros e porta podem ser utilizados.
A bola só é considerada fora se bater acima das linhas das paredes laterais. A cada jogada, a bolinha tem que bater obrigatoriamente uma vez na parede frontal. A bola pode fazer tabela com qualquer parede lateral ou o vidro da parede de fundo, na ida ou na volta. Todavia, a bola só pode quicar no chão uma vez.
Consequentemente, todas essas jogadas devem ser utilizadas para dificultar a vida do adversário. Não existe uma maneira única de como jogar Squash. Ou seja, de como executar essas jogadas. Na verdade, o intuito é variar o jogo para ampliar as tentativas de ganhar o ponto.
Sistemas de pontos
Atualmente joga-se pelo sistema de pontos corridos (“point-a-rally”). Isto é, ao final de toda troca de bola, marca-se ponto, independente de quem sacou. A partida pode ser em melhor de 5 ou de 3 games de 11 pontos. Já existiram outras variações de como jogar Squash. Por exemplo, o sistema de 15 pontos ou de pontos por saque foi oficial por algum tempo durante o século 20.
Benefícios de jogar Squash
O Squash é um esporte ideal para quem quer fazer exercícios e se divertir enquanto queima calorias, mas tem pouco tempo. Isto é, é bastante popular entre quem tem a vida agitada, sem muita margem para alternativas mais demoradas e complicadas. Consequentemente, meia-hora de prática já é um exercício saudável. Já foi classificado como o melhor esporte para a saúde. Há, inclusive, um dia dedicado ao esporte mundialmente.
Não há limites em como jogar Squash. Isto é, não depende da meteorologia. Por isso, pode ser jogado a qualquer hora, quer chova quer faça sol. Pode ser jogado também em qualquer idade, normalmente a partir dos 8 anos. Todavia, não é raro ver jogadores acima dos 60 anos (até mesmo noventa) jogando com muita vitalidade.
Há quem pense que é um esporte muito desgastante. Isto é, voltado apenas para quem tem muito preparo físico. Isso depende. Se você quer praticar de forma competitiva ou mesmo profissional, vai ter que cuidar da forma e da alimentação, como qualquer outro esporte.
Já se você quer juntar atividade esportiva, lazer e social, a história é outra. Ou seja, é possível praticar com pessoas de mesmo nível e faixa etária. Por isso, trata-se de um esporte plenamente acessível para manter e melhorar a forma física.
Comparativo com o Tênis
É muito comum fazer associação entre o Tênis e o Squash. Todavia, talvez a única similaridade seja que os dois são esportes de raquete. Existem diversas diferenças entre os dois esportes. Veja um comparativo do esforço físico entre os dois para entender melhor.
Ao contrário do Tênis, o Squash tem uma curva inicial de aprendizado rápido. Isto é, com poucas aulas você já começa a saber como jogar Squash com outros praticantes. Daí em diante é só diversão.
Se quer aprender um pouco mais, veja também:
- Quais são as principais jogadas a ser escolher quando estiver jogando
- Resumo das regras do Squash
- Resumo da história do Squash
- Como avaliar suas habilidades
- Guia de equipamentos de Squash
- Curiosidades, guias e regras
- Outros textos do Blog
Fundamentos e jogadas de como jogar Squash
- Paralela: rebater a bola para que ela retorne na mesma direção
- Cruzada: rebater a bola com o objetivo de inverter o lado do jogo para deixá-la mais longe do adversário, prejudicando sua rebatida
- Boast: jogada com as paredes laterais em que a bola chega à parede central com menor velocidade, obrigando o jogador a correr e evitar o segundo pique da bola no chão
- Drop ou curta: rebatida fraca para acertar a bola nas proximidades da linha de lata, como se fosse colocada a bola longe do alcance do adversário
- Lob: bola alta, que faz uma parábola por cima do jogador com o objetivo de obrigá-lo a ir ao fundo da quadra
- Voleio: rebater no ar, sem deixar a bola quicar para intensificar o jogo e dificultar o posicionamento adversário
- Nick: jogada que depois de tocar na parede frontal, a bola acerta no ponto de junção da parede lateral com o chão e não pula, impedindo a resposta do adversário
Equipamentos
Os principais equipamentos para saber como jogar Squash são listados a seguir. Para se aprofundar mais veja também o guia de equipamentos do blog com guias e infográficos.
- Raquete: existem modelos variados em termos de peso, forma e outros elementos
- Bolas: de borracha e possuem um diâmetro máximo de 40 milímetros
- Calçado: ter uma sola que não marca (“non marking”) a quadra e ter a parte de trás firme e flexível
- Óculos de proteção: item de segurança essencial para todos e obrigatório para juniores, pois protege os olhos
- Roupas: preferencialmente leves de modo a que não impeçam a realização de movimentos e ajudem com a transpiração do corpo
Guia ilustrado de Squash para iniciantes
Ebook foi desenvolvido por Marcelo Abelheira, Profissional de Educação Física e Professor de Squash em Petrópolis-RJ (perfil no instagram: @abelheirasquash). Ele foi desenvolvido para jogadores iniciantes de squash ou mesmo pessoas interessadas em conhecer um pouco do nosso esporte.
A metodologia é bastante ILUSTRATIVA e PRÁTICA, praticamente sem texto. São dezenas de links para vídeos do Canal do YouTube abelheirasquash, a grande maioria deles com cerca de 1 minuto. Ou seja, bem direto e objetivo para o assunto específico. Também há mais de 50 fotos, registradas pelo amigo e profissional da arte da fotografia, Tiago Santos Corrêa.
Oi, tudo bem ? este site é muito bom mesmo… sempre
que puder voltarei aqui para acompanhar suas publicações.
muito bom ! abraços de toda a equipe do
http://www.fatosefatos.com
gosto muito desse tipo de site, sempre compartilho!