Óculos de proteção para o Squash

Lesões musculares estão presentes em qualquer esporte. Todavia, no Squash, é preciso também considerar o perigo de machucar os olhos. Afinal, levar uma bolada nessa parte do corpo pode levar a problemas graves na visão. Logo, óculos de proteção para o Squash são um equipamento fundamental para qualquer squashista.

De tempos em tempos a discussão sobre o uso ou não desse tipo de proteção vem a tona. Em geral, sempre após alguma ocorrência no nível profissional. Um dos mais recentes, ocorrido em 2020, foi com o inglês Daryl Selby, que sofreu uma bolada no olho direito no campeonato nacional do seu país.

Nas regras oficiais, apenas os juniores, ou seja, menores do que 19 anos, e jogos de dupla devem utilizar obrigatoriamente óculos de proteção para o Squash. No nível profissional e, acredite, nos clubes ao redor do mundo, é raro ver jogadores utilizando esse tipo de equipamento, mesmo com o alto risco envolvido nesse tipo de ocorrência.

Para se ter ideia da gravidade, um bom relato foi trazido pelo escritor Mike Dale do website Squash Playe News, que passou por essa situação quando ainda era juvenil. A seguir, a história é traduzida e resumida.

A importância do uso de óculos de proteção para o Squash por Mike Dale

Eu tinha 17 anos quando perdi a visão no meu olho direito. Jogando com um oponente canhoto, eu joguei a bola para o canto esquerdo da quadra. Ele, então, bateu um boast que veio direto na altura da minha cabeça. Posicionado no T, eu virei minha cabeça para a esquerda, quando a bola, depois de bater na parede lateral, veio direto para meu olho direito em velocidade total.

Ali mesmo no clube, coloquei gelo no olho e a dor foi gradualmente passando. Todavia, eu estava aprendendo a dirigir na época e, nos meses seguintes, o instrutor me pediu para que checasse meu ponto cego. Daí, percebi que eu não conseguia enxergar apropriadamente ao olhar sobre meu ombro direito.

Depois de alguns meses, eu relatei aos meus pais e fui levado ao médico, que me encaminhou imediatamente ao hospital. Eu tive deslocamento de retina, e por ter esperado alguns meses desde o acidente, não poderia ter minha visão recuperada.

Eu fui operado mas passei por problemas no meses seguintes, como ficar ausente da escola e o olho extremamente inchado. Por anos seguintes à operação, meu olho ficou irritado, causando coceira constante e vermelhidão. Isso me levou novamente a mesa de cirurgia diversas vezes.

Hoje, 25 anos depois, meu “olho bom” já teve que compensar tanto minha visão que ele se tornou mais fraco. Preciso de óculos para ler e dirigir. Sempre que vou ao oculista, se assustam com meu olho machucado. Já até perguntaram se foi no Golf ou no Squash.

Eu ainda jogo obsessivamente e não uso óculos de proteção para o Squash. A razão para isso é simples: sou um idiota. Utilizei proteção ocular por um ano após o acidente, mas acabei deixando ao entrar na universidade.

O ocorrido com Daryl Selby em fevereiro de 2020 reacendeu o debate e me fez perceber o quão complacente tenho sido ao longo dos anos. Tenho dois filhos e, se algo acontecer com meu outro olho, não poderia trabalhar, cuidar de mim mesmo ou dar apoio a eles.

Os céticos sugerem que utilizar óculos de proteção para o Squash nos níveis mais altos de desempenho é menos necessários. Afinal, a ideia é que os jogadores têm mais controle sobre as jogadas e são mais conscientes para parar o jogo e pedir por let por questões de segurança. Todavia, acredito que o exemplo de Selby e o meu mostram o contrário.

Tipos de óculos de proteção para o Squash

Existem diversos tipos desse equipamento disponíveis. As fabricantes esportivas envolvidas no Squash, como Dunlop, Tecnifibre, Head, Prince dentre outras ofertam opções. Em síntese, a mensagem desse texto é: se você preza pela sua visão, é bom atentar para esse equipamento. Desculpas sobre transpiração, embaçamento e distração na hora do jogo são irrelevantes se considerado o dano de longo prazo que você pode ter por não ter protegido seu olho.

Agora é com você, já teve ou testemunhou algum acidente do tipo no Squash? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.