Quarentena Squash

Sejam pandemias ou tempo livre, é sempre bom consumir conteúdo sobre nosso querido esporte. Ou seja, pode ser algo totalmente dedicado a ele ou mesmo indiretamente. Por isso, a quarentena Squash já pode começar. A seguir, adaptamos uma lista muito interessante de livros, vídeos e jogos para esse período.

LIVROS

A seguir, apresentamos uma lista de livros para a quarentena Squash, envolvendo personagens e histórias de vida que valem a pena de se conferir. Infelizmente, a maior parte não possui tradução para o português. Mas, se isso não for problema, então é só começar as leituras.

Que Jahangir Khan foi um dos maiores, talvez o maior, squashista de todos os tempos, não é novidade. Já falamos sobre a dinastia da família em outro texto. Todavia, o livro “Jahangir Khan 555: the untold story behind squash’s invincible champion and sport’s greatest unbeaten run” explora a verdadeira história por trás do recorde de 555 jogos sem perder de Jahangir Khan.

O livro conta a história de Maria Toorpakai. Ou seja, é um relato da sua jornada para conseguir jogar Squash. Há também o documentário (mais a seguir no texto). Em resumo, Maria vivia em Peshawar no Paquistão, dominada pelo Talibã. Por isso, ela teve de se fingir de menino para poder brincar e sair na rua. O livro traz o relato completo de sua vida até conseguir ser uma atleta no Canadá, com ajuda de Jonathon Power, a conquistar o posto de número do seu país natal.

O livro é uma autobiografia de Nick Matthew, ex-número 1 do mundo. Em resumo, conta, na visão do próprio jogador, a trajetória, nada fácil e de muita dedicação física, como squashista. Um ponto curioso é que ele menciona o nosso atleta brasileiro Rafael Alarcon, que teria influenciado ele e seu treinador na percepção sobre os seis cantos da quadra.

O livro retrata, na visão do próprio jogador e ex-número 1 do mundo, uma jornada de um ano no circuito profissional de Squash. James traz uma visão sobre os anseios, dificuldades e recompensas de ser um atleta profissional. Para quem quer saber como é a vida de um jogador de alto nível.

Por fim, também cabe mencionar o livro Squash de Luizir Júnior e Marcelo Abelheira. Os autores trazem um guia completo sobre o nosso esporte. É, sem dúvida, uma grande contribuição em português para que todos possam explorar diversos detalhes do jogo. O melhor de tudo é que ele está disponível em português gratuitamente!

DOCUMENTÁRIOS

Não tem muita paciência para leitura? Então que tal assistir vídeos muito interessantes na quarentena Squash? A seguir, listamos alguns que retratam personagens e histórias do esporte. É bom lembrar que é possível gerar legendas automáticas em português no Youtube. Basta clicar no ícone “Legendas” e depois no ícone ao lado “Configurações” => “Legendas/CC” => “Traduzir automaticamente” e selecionar o idioma português da lista.

Becoming the Wolf Nick Matthew (completo)

Behind The Glass (Urban Squash Documentary) (Trailer)

Girl Unbound (Trailer) (Sobre Maria Toorpakai)

Egypt’s Squash Champions (Completo)

Squash: a day with… (playlist completa da PSA Squash TV)

Boulot et Squash (2002) (Completo)

Curta francês de 2002 que retrata uma partida de Squash como analogia à dinâmica de trabalho nos escritórios. Legendas apenas em inglês e qualidade de imagem não muito boa.

Fair Play (2006) (Trailer)

Continuação do curta francês de 2002.

JOGOS

Se não dá para jogar de verdade na quarentena Squash, que tal, então, matar a saudade jogando no celular? A seguir uma lista de jogos para não perder a forma, nem que seja a mental.

Squash – Keep Rallying (disponível para IOS e Android)Squash 3D

AndroidIOS

REDES SOCIAIS E YOUTUBE

Além do conteúdo citado, existem muitas outras fontes de informação disponível em redes sociais, principalmente o instagram e Youtube. A seguir, apenas uma pequena lista. Afinal, acredito que você já esteja inscrito ou seguindo a maior parte dos perfis e canais disponíveis, não é? 🙂

MENSAGEM FINAL

Se de quarentena ou não, cuide sempre da sua saúde, tomando os devidos cuidados com higiene e convivência com os demais da sua comunidade.

Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências e suas sugestões nos comentários.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
268InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.