Bola de Squash: escolha a ideal para seu nível de jogo

Um ponto ou dois? Amarelo ou vermelho? Grande ou pequena? É isso mesmo. Existem diversas variações para a bola de Squash. Escolher a mais adequada pode ser confuso, principalmente para quem está começando a jogar. Por isso, apresentamos a seguir um guia sobre os tipos disponíveis.

Fundamentos

A bola de Squash pode ter tamanho e cor diferente, a depender do objetivo a que ela se propõe. Em outras palavras, o intuito é que ela se adapte ao nível de jogo de cada um. Ou seja, para que você tire o máximo proveito do jogo e possa melhorar.

Ao contrário de outros esportes, como o Tênnis, em que não diferenças significativas entre a bola utilizada por um iniciante e um atleta profissional, no Squash é diferente. Isto é,  as cores, seja da bola toda, ou nos seus pontos, servem para diferenciar o tipo de quique (pulo) e seu comportamento em certas condições.

Logo, a bola de Squash é um dos componentes mais distintos no mundo dos esportes. Afinal, na temperatura ambiente, esse equipamento praticamente não quica. Todavia, quando esquentada, seja artificialmente ou de forma ativa pelo jogador, ela vai pular muito. Na verdade, mais de duas vezes em relação à sua condição original e, isso, convenhamos, é algo próprio do nosso esporte.

A importância de escolher a bola de Squash mais apropriada

A bola de duplo ponto amarelo é aquela utilizada no circuito profissional da PSA, bem como a mais vendida e presente nos clubes de Squash. Acredite, ela pode, por esse mesmo motivo, de algum modo, estar atrapalhando seu desenvolvimento, e não contribuindo.

A lógica é a seguinte: muitos iniciantes (e até muitos entusiastas mais experientes) têm dificuldade de aquecer de forma apropriada a bola de duplo ponto amarelo, pois isso requer batidas consistentes e fortes na bola. Esse tipo de bola de Squash é quente ao toque e dão a sensação de pegar em carvão quente, se você a segurar logo após um rally mais intenso, com muita “pancadaria”.

Enquanto os profissionais conseguem aquecer a bola de Squash, ao ponto dela diminuir suas propriedades elásticas com algumas batidas no aquecimento, no nível local, isso não é sempre atingido. Além disso, as condições de temperatura e da própria quadra também exercem influência significativa nesse processo. Daí, a importância de se escolher a bola de Squash mais adequada.

Para a maior parte de nós, amadores, não conseguir aquecer a bola é algo que pode atrapalhar muito o jogo. Afinal, ela vai ficar “morta”, sem pular, o que acaba favorecendo um jogo menos técnico. Logo, em vez de recompensar a boa jogada, isto é, aquelas em profundidade ou curtas realmente bem executadas, privilegia o aleatório.

Por isso, apesar da bola de duplo ponto amarelo ser a mais utilizada, isso não significa que ela é a mais adequada ao seu nível de jogo. Ou seja, ao escolher uma bola que não corresponde a esse quesito, diminui o nível de técnica necessária para conseguir jogadas vencedoras. E isso mascara seu progresso, pois vai requerer menos preparo físico e tático, além de tornar mais difícil alongar a troca de bola, algo que é a essência do Squash.

Marcas

A maior parte das fabricantes envolvidas com o Squash também oferta bolas. Isto é, Tecnifibre, Prince, Eye, Head, dentre outras. Particularmente, a bola Head Prime é muito boa. Pula um pouco mais do que a Dunlop de duplo ponto amarelo, sem precisar aquecer de forma tão consistente.

Bola de duplo ponto amarelo (profissional)

Voltada para os níveis mais avançados, a bola de duplo ponto amarelo é a oficialmente utilizada no circuito profissional, torneios e jogadores de clubes mais avançados. Ela requer uma batida forte, consistente e prolongada para ser aquecida adequadamente.

Bola de um ponto amarelo (competição)

Desenvolvida para os jogadores de clube ou para ser utilizada em quadras muito quentes, tem retorno (tempo suspensa no ar) e quique um pouco maiores do que a de duplo ponto amarelo (cerca de 5 a 10%).

Bola de um ponto vermelho (progresso)

Ideal para quem está melhorando ou jogadores recreacionais. Ela pula e retorna mais do que a de duplo ponto amarelo (cerca de 10 a 20%). Também é maior em diâmetro (6% no caso da marca Dunlop). Boa para quem quer desenvolver a técnica, já que não requer que o jogador bata forte o tempo todo para reter o quique.

Bola de um ponto azul (iniciante)

Ideal para quem está começando, essa bola de Squash tem retorno (tempo suspensa no ar) maior em relação a de duplo ponto amarelo (cerca de 15 a 40%). Tem um diâmetro 12% maior também. Logo, ajuda os iniciantes a se adequar à dinâmica do esporte, as características da bola e a manter o rally vivo.

Comparativo

Confira nosso vídeo que ilustra a diferença entre as bolas da marca Dunlop em termos de altura do quique (bounce height) e retorno/tempo suspensa no ar (ball hang time).

Conclusão

Como você deve ter percebido, existe vida além da bola de duplo ponto amarelo. Além disso, a Dunlop não é a única marca que fabrica bola de Squash. Logo, é importante levar em consideração esses fatores para pensar no seu progresso e, também, na sua diversão com o esporte. O propósito do nosso jogo é abrangente. Por isso, que tal dar uma chance e testar outras opções disponíveis?

Você já fez isso? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários. Não deixe de ler também sobre:

Onde comprar

Você pode comprar a bola de Squash no próprio clube, em lojas especializadas na sua cidade ou na Internet.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.