Meia de compressão no Squash

Já faz algum tempo que uso meia de compressão no Squash. Não que eu utilize sempre que vou para a quadra, mas o faço quando sei que vou passar um tempo mais prolongado no clube. Tenho visto que esse equipamento é mais popular entre os homens no nosso esporte e recebe opiniões variadas sobre seu uso. Como bom squashista, que não perde a oportunidade de adicionar mais um item à mochila, vamos a algumas reflexões sobre.

Por que a meia de compressão?

Bom, quando decidi usar a primeira vez, era um daqueles momentos em que você quer tentar algo novo. Isto é, mais uma tentativa de que algo milagroso iria melhorar meu jogo. Quem nunca? Além disso, era meio que uma tentativa de me convencer que a meia de compressão iria ajudar com minha lesão no quadril na época, por mais sem sentido que isso possa parecer.

Gregory Gaultier
Gregory Gaultier | https://vistapointe.net

Eu sabia que comprar esse equipamento não iria mudar meu jogo do dia para noite. Mas, é aquela coisa, alguns amigos usam, alguns profissionais também. Daí você se convence que é isso que falta para suas jogadas ficarem igual às de Gregory Gaultier.

Depois de algumas pesquisas de preço, decidi investir comprar um par da lupo. Afinal, é uma marca tradicional no nosso país quando se fala de meias e outros produtos de vestuário. Além disso, tinha uma loja física na minha cidade com ela disponível, não queria esperar o frete se comprasse na internet.

Embora eu não estivesse seguro sobre como, de fato, ela me ajudaria no Squash, já tinha me convencido que, na pior das hipóteses, não pioraria meu jogo.

Meia de compressão no Squash e seus benefícios

Como eu disse, alguns atletas profissionais utilizam meia de compressão no Squash ou o canelito de compressão, variante que cobre apenas a panturrilha. Em outros esportes, isso também é comum, a exemplo do vôlei, handebol, corrida, basquete, dentre outros. Se você já possui esse tipo de equipamento ou já procurou conhecer mais sobre, deve ter se deparado que a maior parte dos textos e materiais publicitários são otimistas com relação aos benefícios. Em geral, te levam a acreditar que a meia de compressão e outros produtos com esse tipo de característica vão resolver muitos dos seus problemas dentro e fora de quadra.

Dentre os vários benefícios associados a meia de compressão, é possível citar:

  • Redução do ácido lático na musculatura
  • Redução de tremores e agitação da musculatura
  • Melhora da circulação sanguínea
  • Ajuda em viagens longas em que se fica muito tempo em pé ou sentado
  • Útil para exercícios físicos prolongados
  • Ajuda na recuperação muscular pós-jogo
  • Melhora suas habilidades dentro de quadra

Avaliação pessoal

Bom deixe eu falar um pouco sobre minha experiência usando meia de compressão no Squash. Como eu disse, tenho visto alguns colegas de clube, bem como outros jogadores  amadores utilizando-as em torneios. Sempre tento conversar um pouco e saber a impressão de cada um sobre. O que dá para perceber, de tudo, é que o figurino melhorou, mas o jogo ainda permanece igual.

Considerando a aderência dentro do tênis, posso dizer que só utilizo meia de compressão no Squash se for com outra meia por cima. Ou seja, com ela sozinha, meu pé fica escorregadio. Daí que uma unha preta no dedão é logo ali. Eu não tenho problema quanto a isso. Afinal, sempre uso duas meias, já que  vestir apenas uma me deixava com muitos calos.

Do ponto de vista de conforto, gosto bastante. Não tive problemas de adaptação, com a ressalva que citei anteriormente quanto à aderência. Na verdade, placebo ou não, deixa aquela percepção de segurança e maior estabilidade. Dá uma sensação de que você está mais bem preparado para jogar. Também sinto menos desconforto na panturrilha no pós-jogo (se ele foi mais prolongado). Não faz diferença em termos de habilidade, mas ajuda no psicológico, por assim dizer.

Por fim, faço uma consideração do uso fora do Squash. Já utilizei meia de compressão em viagens prolongadas, quando sei que vou passar muito tempo sentado. Também o faço para trabalhar, quando sei que vou passar muito tempo em pé. Também me ajudam a sentir menos desconforto na panturrilha, algo que sempre ocorre nas situações citadas.

Eu compraria novamente? Sem dúvida. Vou continuar usando para jogar? Certamente. Ok, mas e você, já usou meia de compressão no Squash? O que acha delas? Deixa aí seu comentário e compartilha sua experiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.