Benefícios da Ioga para o Squash

Algo muito comum entre os squashistas é tentar melhorar seu desempenho dentro de quadra. Por isso, muitos procuram outras atividades para complementar ou que ajudem na prática do nosso esporte. Ou seja, pilates, treinamento em circuito, alongamentos, dentre outras. Nessa postagem, o foco é nos benefícios da Ioga para o Squash.

A Ioga (ou Yoga) é uma atividade muito antiga. Não vou entrar no mérito do conceito e todas as suas nuances, mas ela tem associação com práticas meditativas, exercícios de equilíbrio, postura, respiração, dentre outros, a depender da orientação.

Sabendo que nosso esporte demanda uma dose razoável de esforço do corpo com movimentos laterais, agachamentos e alongamentos, é natural que se faça uma associação entre as duas práticas. Isto é, que os benefícios da Ioga para o Squash possam contribuir não apenas nos pontos citados, mas, também, para controle da respiração. Afinal, quem não fica aí ofegante depois de uma ou mais trocas de bolas?

Dentre vários conteúdos disponíveis sobre o tema na internet (em inglês), aqui vou destacar uma postagem do blog do Squash Skills, que resume bem, em quatro pontos, os benefícios da Ioga para o Squash. Vamos a eles.

Força e resistência

Pense sobre os músculos que você recruta constantemente ao jogar Squash. Ou seja, quadríceps, glúteos, quadril, lombar, ombros e braços. No nosso corpo, temos mais de 600 músculos. Daí que para aumentar potência e resistência, estimular e fortalecer músculos não-dominantes pode contribuir muito.

Além disso, é bom lembrar que o Squash desenvolve mais um lado do corpo, o que acaba criando desequilíbrio de uma forma geral. Logo, pode contribuir para lesões, pensando no longo prazo.

A Ioga é uma prática que tanto eleva sua consciência para regiões mais fracas, bem como melhora a força delas de uma forma mais equilibrada. Por fim, aperfeiçoar seu lado não-dominante ajuda a aumentar sua resistência dentro de quadra. Afinal, quanto mais músculos você consegue recrutar e fazer com que eles ajudem os dominantes ao longo do jogo, mais você vai conseguir se sobressair sobre seu adversário.

Amplitude de movimento e flexibilidade

A verdade é que, a medida em que comemoramos aniversários, mesmo sendo adeptos de atividades físicas, nosso corpo tende a enrijecer e desidratar. Ou seja, nosso tecido muscular não é o mesmo de quando somos mais jovem. Logo, ficamos mais propensos a lesões. Alongar-se regularmente diminui esse processo, criando lubricantes naturais para nosso tecido muscular.

Agora pense nesse tipo de melhoria traduzido para dentro de quadra. Por exemplo, sua potência melhora, se traduzindo na capacidade de realizar mais movimentos explosivos e com recuperação mais rápida. Daí que chegar nas bolas mais difíceis se torna algo factível não apenas no início do jogo, mas pode ser um fator decisivo naquela partida mais disputada e prolongada.

Equilíbrio e estabilidade

Você já se desequilibrou depois de alguma jogada, como ao voltar para o T ou mudar de direção rapidamente? Eu assumo que vez ou outra acabo tropeçando ou perdendo o equilíbrio. Garanto que não é nada agradável cair e machucar o quadril. Alguns dirão que é excesso de vontade. Eu acredito que é mais falta de consciência de movimentação e equilíbrio de postura mesmo.

A maior parte das poses de Ioga desafia a estabilidade, o que, por sua vez, melhora muito a coordenação motora e o controle sobre o movimento corporal. Isso se aplica de uma forma bem interessante no Squash. Por exemplo, pense na sua terminação ao bater na bola e o quanto ela se beneficia de uma postura estável e equilibrada. Quem nunca se pegou errando aquela curtinha porque estava com o corpo todo torto? Pois é, equilíbrio e estabilidade são muito importantes na hora de bater na bola.

Mente e respiração

A maior parte dos jogadores profissionais de Squash tem uma condição física extremamente bem desenvolvida. Afinal, quem acompanha os vídeos da SquashTV que acompanha o dia a dia deles já deve ter percebido o quão intenso é o regime de treinamento deles.

Claro que uns vão ser naturalmente mais habilidosos do que outros. Todavia, um dos aspectos mais importantes que vai diferenciar a capacidade de desempenhar em alto nível no longo prazo é o lado mental. Isto é, a habilidade de retirar a negatividade e ficar completamente focado durante momentos de extrema pressão é algo próprio de uma mente treinada para esse tipo de situação.

Isso pode ser aplicado para qualquer atleta amador, como a maior parte de nós. Nesse ponto, os benefícios da Ioga para o Squash se apresentam extremamente favoráveis, pois contribuem para aumentar o foco mental e a consciência no momento. Ao controlar a respiração durante a prática da Ioga e, especialmente, durante poses mais desafiadoras, aprendemos a estar no presente, ou no momento. A mente pode ser treinada tanto quanto nosso corpo.

Conclusão

Eu tive a oportunidade de participar de uma aula promovida pela Escola do Squash, sob organização do Squash do Amanhã. Agradeço demais a oportunidade e à professora Maisa pela excelente experiência. Até então, só conhecia a Ioga pelo senso comum mesmo. Para mim, foi algo muito positivo. Deu para ter uma ideia dos benefícios para o Squash. Afinal, foram requeridas uma séria de posições que claramente contribuem, pensando na continuidade, para a flexibilidade, o equilíbrio e controle da respiração.

Alguns atletas profissionais são adeptos da Ioga, a exemplo da ex-número um do mundo, Laura Massaro (link para a entrevista, em inglês). Dentre os fatores clássicos citados aqui na postagem, Laura também realçou a contribuição na prevenção de lesões em sua carreira. Um entusiasta da Ioga, e do Squash, é o professor Marcelo Abelheira, que relata sua experiência em seu canal no Youtube.

Portanto, se você está querendo complementar o Squash com alguma outra atividade, a Ioga pode ser uma alternativa interessante. Você é praticante ou já teve experiência com ela? Deixe seu relato nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.