10 Benefícios da meditação para o Squash

A meditação existe há milhares e anos. Cada vez mais tem deixado o campo do esoterismo para tornar-se uma pratica comum a qualquer pessoa. Trata-se de um guia ao autoconhecimento. Ou seja, é o momento de aquietar a alma e o mundo a sua volta para imergir em si mesmo. Assim, proporciona relaxamento e descanso e pode contribuir em várias áreas da vida de um indivíduo. Aqui, contudo, focamos nos benefícios da meditação para o Squash.

O alto desempenho esportivo dos atletas não está ligado apenas ao preparo físico. O domínio da mente e controle de emoções é tão importante quanto. A vitória ou a derrota estão ligadas também ao controle emocional. Muitos atletas de alto desempenho são adeptos a meditação. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) sugeriu que, por meio da meditação, é possível aumentar o rendimento em competições.

Um elemento importantíssimo para o sucesso no esporte é a energia. Para obter mais energia as fontes utilizadas são alimentação, sono reparador, respiração e meditação. A meditação gera uma quantidade de energia maior do que a do sono. Estudos sugerem que vinte minutos meditando equipara-se a oito horas de sono profundo. Sua prática também alivia estresse, ansiedade e recompõe a saúde.

A seguir, portanto, listamos dez benefícios da meditação para o squash.

Liberação de excesso de energia

Alongar-se é importante em qualquer atividade física. Para a meditação, não é diferente. Ou seja, essa etapa libera excesso de energia e proporciona a mente relaxamento com mais facilidade. Por isso, invista tempo nos alongamentos até que sinta seu corpo e mente bem livres e sem tensões. Ao liberar a energia extra, você terá mais foco e direcionamento ao praticar Squash.

Melhora a respiração

Controlar a respiração durante qualquer esporte é um dos desafios do atleta. Afinal, respirar certo faz toda a diferença em seu desempenho. Pranayama é nome dado ao controle da respiração que muda até o humor e a energia do praticante. Assim, os pulmões podem remover 250 toxinas e impurezas do corpo.

Por isso, durante sua meditação invista pelo menos dez minutos em exercícios de respiração. Essa prática irá refletir no aumento da concentração, atenção e memória, algo essencial no Squash.

Alivia o estresse

A meditação acalma corpo e mente. Logo, proporciona descanso e renovação do indivíduo. Isso se reflete na prática esportiva. Afinal, um atleta mais relaxado consegue jogar melhor e desenvolver mais suas habilidades.

Uma mente descansada também é mais capaz de pensar em estratégias, e aplicar o que já foi treinado contra o adversário. Uma mente relaxada pensa melhor e calcula melhor o que deve ser feito. Isso o ajudará muito nos seus jogos de Squash.

Recuperação e ganho muscular

O principal momento da recuperação e crescimento muscular ocorre durante o sono. Enquanto você dorme, o corpo se regenera para ficar mais forte. A meditação vai te auxiliar a dormir melhor, com mais saúde.

O sono profundo faz com que os hormônios anabólicos sejam liberados pelo corpo. São nesses estágios do sono que o corpo aproveita para recuperar o tecido muscular. Ou seja, isso ajuda o atleta a encarar o próximo treino ou jogo obtendo melhor desempenho. Um corpo recuperado rende muito mais seja qual for o esporte.

No Squash, que requer um esforço físico é elevado, isso se torna ainda mais essencial. Todos nós sabemos que é difícil resistir aquela partidinha adicional com os amigos. Mas, não se engane, é importante descansar para que seu corpo possa recuperar. Chegou a noite ainda elétrico pelo jogo ou treino? Pare e medite para poder dormir adequadamente.

Aumento na resistência

Há bons indicativos que a prática da meditação no cotidiano atua diretamente sobre as nossas células, beneficiando corpo e mente. Isto é, melhora consideravelmente a resistência física e também a imunidade. Isso ocorre com a diminuição do estresse e melhoria do sono, como visto anteriormente.

Pesquisas apontam que a prática da meditação gera um equilíbrio maior da serotonina, endorfina e dopamina no corpo. Isto é, esses neurotransmissores ajudam a suportar dores, a ter foco, somam mais satisfação e prazer. Assim, o jogador de Squash obtém mais resistência durante o jogo e executa com mais sucesso suas jogadas.

Aumenta a concentração

Para praticar esportes, ainda mais profissionalmente, é importante ter um nível de concentração elevado. A meditação ajuda os atletas nisso. Ou seja, contribui para que a atenção fique em sua técnica esportiva.

Com isso, os tendem a obter mais êxito no alcance dos objetivos estabelecidos. Afinal, isso reflete no seu desempenho em jogos, aplicações de estratégias e táticas. Todas as jogadas serão mais assertivas se o atleta estiver focado apenas em si mesmo, sem distrações exteriores. Trata-se do chamado jogo interior, que você pode ler mais nesse outro texto.

Antecipação de jogadas do adversário

Pesquisas realizadas pela Universidade da Califórnia descobriram que, através da meditação, os atletas de alto nível conseguem antecipar o inesperado, ao invés de serem pegos de surpresa pelo oponente.

Por exemplo, para um surfista, ajudará a escolher melhor suas manobras se a onda se fechar. Já para o jogador de futebol, será eficaz prever qual o melhor passe no jogo. Para o jogador de Squash, ajuda na seleção da jogada a ser executada dependendo da movimentação e posição do adversário.

Diminui a dor

Segundo o Departamento de Fisiologia da Universidade de Montreal, quem medita é menos afetado pela dor. Em testes realizados, por exemplo, voluntários tiveram placas de metal superaquecidas encostadas na pele. Os que praticavam meditação resistiram à dor até 18% mais que os outros.

Outro estudo sugeriu que o sistema imunológico e a produção de anticorpos também são favorecidos pela prática da meditação. Obviamente que isso é muito interessante para um atleta. Em momentos de choques com outros jogadores, ou contusões por diferentes motivos, praticante pode ser mais resistente a dor momentânea e manter o nível de desempenho.

Aumenta o desempenho do corpo

Outro dos benefícios da meditação para o Squash diz respeito ao desenvolvimento de suas habilidades e nível de jogo.  Isto é, a meditação é um guia para autoconhecimento. Logo, isso se reflete na prática esportiva. Afinal conhecer seu próprio corpo, com suas limitações e qualidades, auxilia a usá-lo melhor durante treinos e jogos, bem como no processo de concentração e foco.

Melhora a automotivação

A meditação contribui para aumentar a disciplina, pois tem uma influência direta na atenção ao momento presente. Muitos atletas treinam a mente para não desviar do processo que suas conquistas exigem cotidianamente e ao longo de um grande período de tempo.

Ao acalmar-se e deixar os pensamentos inúteis, você pode se fortalecer e motivar-se para encarar os desafios. Isso o ajuda a bater metas, alcançar objetivos e superar a si mesmo a cada treino ou jogo de Squash.

Meditação transcendental no Squash

Um bom relato sobre o uso da técnica de meditação transcendental no Squash é apresentada pela equipe feminina da Trinity College nos Estados Unidos. A equipe masculina dessa universidade detém o recorde de maior número vitórias e campeonatos universitários de Squash dos EUA. Foram 252 jogos invictos e 13 conquistas nacionais seguidas.

A técnica de meditação transcendental enfatiza foco e redução do estresse. Não se associa a nenhuma religião ou sistema de crenças. Isto é, representa uma técnica simples e sem esforço, com resultados científicos que sugerem sua eficácia.

No vídeo, o grupo de estudantes relata que, dentre outras coisas, a prática recorrente da meditação transcendental contribuiu para um senso maior de determinação para o sucesso. Embora o áudio seja em inglês, é possível ativar as legendas do Youtube e ajustar para traduzi-las para o português.

Conclusão sobre os benefícios da meditação para o Squash

Squash é um jogo de alta demanda física. Por isso, embora seja importante dedicar-se a uma preparação que melhore o condicionamento e o fortalecimento muscular, também é preciso atentar para o lado mental do desempenho. Afinal, quando se está muito cansado, mente e corpo podem ficar sem sincronia.

Os benefícios da meditação para o Squash podem melhorar seu jogo rapidamente. Isto é, vão contribuir para que você seja um jogador mais completo e ciente do que faz em quadra. Para além do Squash, a prática da meditação vai te trazer melhorias em outras esferas da vida.

Portanto, a partir de agora, que tal incorporar mais essa atividade? Não toma muito tempo. Há diversos guias no Youtube, por exemplo, que ajudam a aprender a meditar. Encontre um que se adeque a sua rotina e conte sua experiência nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.