5 dicas para aprender a esmagar a bola e dominar o ritmo de jogo

Quando a bola atinge a parede, ela é esmagada. Ou, em inglês, squashed. Sim, Squash também significa bater forte na bola. Essa é uma forma de imprimir ritmo e diminuir o tempo de reação do seu oponente. Mas você sabe fazer isso? Para alguns, é natural. Já para mim e outros jogadores, não é tão simples. Por isso, nada melhor que buscar dicas para aprender a esmagar a bola de quem tem autoridade para isso. Ou seja, o australiano Cameron Pilley, recordista nesse quesito.

Pilley, de um metro e noventa e três centimetros de altura, nascido em 1982, detém o recorde de bater na bola o mais forte e, consequentemente, rápido possível. Foram incríveis 177 milhas por hora. O equivalente a 284,85 quilômetros por hora.

Logo, se você quer melhorar a habilidade de bater com mais intensidade na bola, o australiano apresenta cinco dicas para aprender a esmagar a bola. Para isso, ele se baseia em cinco princípios. Isto é, preparação da raquete, base, transferência de peso, ponto de impacto e terminação.

Preparação da raquete

terminacao cameron pilley dicas para aprender a esmagar a bola
psawourldtour.com

Não é novidade para nenhum squashista. Esse é um fundamento básico do Squash. Afinal, essa é uma das lições mais enfatizadas durante um treino. Você pode ler mais sobre a importância disso aqui mesmo no blog. Mas porque é importante para dar mais intensidade na jogada?

Cameron Pilley explica que é importante já preparar a raquete o quanto antes, enquanto a bola vem em sua direção. A raquete deve estar em uma boa posição e no alto, um pouco acima da cabeça. Afinal, isso permite que a terminação seja executada no momento certo e gere mais potência na batida.

Base

base cameron pilley dicas para aprender a esmagar a bola
psaworldtour.com

Squash é um jogo cujo objetivo é jogar a bola para o fundo de quadra. Você já deve ter escutado esse adágio. Para isso, uma das principais jogadas são as paralelas. Para executá-las bem, contudo, você precisa de uma base sólida e forte. Isto é, seu corpo deve estar ajustado para a batida.

Segundo Pilley, isso inclui os pés paralelos à parede e um pouco mais abertos do que a largura dos ombros. Uma base ampla garante tanto estabilidade e controle na batida. Além disso, recruta a região central do corpo, como é explicado na próxima dica.

Transferência de peso

transferencia de peso cameron pilley dicas para aprender a esmagar a bola
psawourldtour.com

Estabelecida uma base forte, é importante saber rotacionar o torso. Ou seja, recrutar os músculos da região central (core) do corpo. Isso permite para gerar potência por meio da transferência correta do peso e no tempo certo da batida.

Para isso, você deve transferir seu peso do seu pé traseiro através da batida na bola. Assim, seu peso corporal estará no seu pé frontal ao final da jogada.

Além disso, é importante flexionar os joelhos na execução do golpe para ajudar.

Ponto de impacto

ponto de impacto cameron pilley dicas para aprender a esmagar a bola
psawourldtour.com

Durante o processo de transferência do peso para a batida, é importante golpear a bola alinhada ao pé frontal. Isso permite tirar o máximo benefício do peso, da terminação e da base.

Além disso, também aumenta o controle da jogada. Isto é, melhora a capacidade de jogar a bola no local planejado.

Terminação

terminacao cameron pilley dicas para aprender a esmagar a bola
psawourldtour.com

Termina! Acompanha a bola! Essas são frases sempre escutadas quando se treina para jogar a bola para o fundo de quadra. Nem todos possuem bem essa habilidade.

Alguns jogadores até conseguem ter a terminação curta e ainda assim executar bem as jogadas. Contudo, é mister que desenvolver esse aspecto técnico é necessário.

Cameron Pilley, por exemplo, prefere uma boa e forte terminação. Ou seja, acompanhando a bola em direção à parede frontal. Segundo ele, isso ajuda no controle da jogada.

Estender completamente o braço para completar a batida contribui para uma melhor qualidade de jogo.

Conclusão sobre as dicas para aprender a esmagar a bola e dominar o ritmo de jogo

Aprender a esmagar a bola pode ajudar a dominar o ritmo de jogo. Ao fazer isso, você diminui o tempo de resposta do seu oponente. Contudo, vale salientar que o Squash é também um jogo mental. Isto é, você deve desenvolver também a capacidade de analisar o jogo. Afinal, não é sempre que uma batida com mais intensidade é a melhor jogada.

Às vezes, tirar o peso da bola pode ser mais útil do que simplesmente bater com força. Para isso, desenvolver bem o controle de bola é outra necessidade do jogo de Squash. De nada adianta saber gerar potência nos golpes se você não tem precisão para mandar ela no lugar desejado e dificultar a vida do adversário.

Portanto, se você já sabe como gerar potência nas batidas, as cinco dicas para aprender a esmagar a bola podem ser úteis para aprimorar a técnica. Se você não sabe, bom, é hora é tentar colocar em prática para dominar o ritmo de jogo e deixar seu oponente perdido em quadra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.