Pilates e Squash: uma dobradinha de sucesso

Se há uma queixa comum entre as pessoas em relação à saúde, esta diz respeito à dor nas costas. Um mal que aflige boa parte da população mundial, inclusive os jovens. Entre quem pratica atividade física, é preciso ainda mais atenção para potenciais lesões decorrentes de sobrecarga ou movimentos incorretos. Afinal, podem levar ao agravamento de problemas já existentes. É justamente nesse ponto que entra o Pilates.

Eu sempre convivi com dores na região lombar. No círculo de squashistas de minha cidade, tenho percebido queixas parecidas com a minha. Contudo, também percebo que o Pilates tem ajudado na recuperação e prevenção de lesões entre quem joga Squash. Os relatos, inclusive o meu, são sempre positivos quando as duas modalidades são realizadas de forma complementar.

Entre os profissionais, a jogadora profissional Camille Serme apresenta seu relato sobre isso no vídeo da PSA em que se acompanha o cotidiano da atleta. Ela explica (a partir de 08′ e 56”) que adotou o Pilates devido a problemas de dor nas costas. Desde então, essa prática tem contribuído para prevenção e fortalecimento da região central do corpo (core). Além disso, contribui para a flexibilidade e equilíbrio da jogadora.

Pilates pode melhorar o seu jogo de Squash na parte física

Pilates-flexibilidade
Imagem: squashmad.com

Além do que já foi dito, há um apanhado de informações úteis disponíveis no site do Clube Atlético de Seattle, que abrigar nada mais nada menos do que a lendária família Khan. Para quem não sabe, dela saíram atletas que dominaram o Squash nas décadas de 1950, 1980 e 1990. Mas isso é assunto para outra oportunidade. Vamos a resposta para a pergunta que foi lançada.

Os esportes de raquete, por sua natureza, são mais unilaterais. Ou seja, um dos lados do corpo se desenvolve mais do que o outro. No Squash, a rotação do tronco, sem falar das extremidades, é significante. Além disso, também há necessidade de concentração e resistência física para melhorar os resultados em quadra.

O Pilates é desenvolvido para trabalhar o corpo de forma equilibrada. Fortalece a região central para ajudar na mobilidade do corpo como um todo. Um conjunto de exercícios específicos ajuda no desenvolvimento dos dois lados do atleta de forma balanceada. O Pilates também fortalece a musculatura abdominal, o que proporciona uma base estável para aquela jogada matadora no Squash.

A amplitude de movimentos na região central é melhorada ao longo da prática dos exercícios de Pilates. Afinal, é justamente essa parte do corpo que inicial todos os movimentos. Os ombros e a parte inferior das costas, regiões tipicamente difíceis de alongar, ganham flexibilidade por meio de movimentos precisos que ajudam na hora de chegar naquelas jogadas mais difíceis no Squash, como as curtas do adversário.

O Pilates pode melhorar o seu jogo de Squash na parte mental

Pilates-Josehph-RespiracaoO foco necessário para a prática do Pilates ajuda na concentração dentro de quadra também. Isto é, a habilidade de desacelerar e respirar corretamente para realizar os exercício de Pilates, certamente, podem contribuir para a força mental necessária em um esporte de agilidade e ritmo acelerado como o Squash.

Isso pode se refletir, por exemplo, na capacidade de antecipar ou mesmo preparar jogadas que antes eram afobadas e executadas com menos técnica. O controle da respiração, essencial no Pilates, ajuda também na habilidade de encontrar reservas energéticas para completar com sucesso o jogo.

Para além do Squash, o Pilates ajuda na rotina diária. Isto é, contribui para o condicionamento do corpo, resultando em menos lesões. Todavia, cabe ressaltar que por se tratar de uma atividade física, é preciso sempre contar com o acompanhamento de profissionais qualificados para tal. Bons fisioterapeutas ou educadores físicos certamente contribuirão para a correta execução dos movimentos, bem como para a programação mais adequada a depender do seu objetivo com o Pilates.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.