Condicionamento físico para o Squash: treino intervalado na bicicleta

Quem nunca se sentiu ofegante, cansado ou “sem gás” durante um jogo após um rally ou jogo? Falta de condicionamento físico no Squash é um dos motivos para diminuir o desempenho dentro de quadra. Creio que do nível amador ao profissional, do juvenil ao master, isso acontece com razoável frequência. Afinal, basta assistir à partidas de Squash.

Os motivos para que isso ocorra variam. Isto é, um jogador impõe o jogo e deixa o outro correndo de um lado para o outro na quadra. Ou simplesmente sua resistência cardiorrespiratória não está apropriada para o ritmo do Squash. É bom não esquecer que estou falando de um esporte com o apelo de ser um dos mais benéficos para o bem-estar e a saúde e que mais demandam dos atletas em termos competitivos.

condicionamento físico squash cansaco
Imagem: squashmad.com

Mas como melhorar o condicionamento físico?

Além de uma boa alimentação e um programa de fortalecimento muscular adequado, é importante também pensar na melhoria do condicionamento físico. Esse aspecto, por vezes, contribui muito para perda de desempenho durante o jogo, não importa em que nível. É comum após um rally um dos jogadores ficar cansado. Consequentemente, perde dois, três ou mais pontos até restabelecer o fôlego. Eu mesmo sou um deles. E isso só piora quando se junta ao nível de habilidade mais precário.

Para tentar resolver, não há outra saída. É preciso ter uma rotina de treino que proporcione simulações parecidas a de jogo para desenvolver a resistência cardiorrespiratória. Não sou educador físico, mas me interesso pelo assunto e busco fontes confiáveis para ler sobre. O Blog do Squashskills, um dos repositórios mais importantes sobre Squash, apresentou uma sugestão interessante. Trata-se do treino intervalado com bicicleta ergométrica, um dos aparelhos esportivos mais comuns e acessíveis.

Protocolo de condicionamento físico

De acordo com o Squashskills, esse tipo de prática representa uma ótima forma de replicar as demandas fisiológicas do Squash. Logo, é útil incluir diferentes protocolos para garantir o desafio e o desenvolvimento de todos os sistemas energéticos do corpo. Para se manter próximo às especificidades do Squash, todavia, os intervalos devem ser ajustados entre 15 segundos e um minuto de duração.

Uma das configurações mais recomendadas é a programação 30/15. Ou seja, essa rotina de treinamento consiste de 30 segundos de máximo esforço, seguido por 15 segundos de recuperação em ritmo lento de recuperação. Nos intervalos de esforço, sugere-se aumentar o nível de resistência em aproximadamente 50% e estabelecer como objetivo manter as rotações por minuto (RPMs) superior a 110 (ou mais de 125 para aqueles que já estão bem condicionados). Repetir por 15 vezes para simular a duração de um jogo de Squash.

Na medida em que o condicionamento melhorar, pode-se estabelecer um protocolo de dois minutos de descanso. Daí então repetir por um total de cinco repetições. O intuito é reproduzir o mais próximo possível a carga de esforço de uma partida de alta intensidade ou mais disputada.

Recomendação final

Claro que essa é apenas uma das formas de desenvolver o condicionamento físico. Antes de estabelecer qualquer rotina de treinamento, o ideal é consultar um médico especialista para verificar sua saúde e aptidão para atividades físicas de maior esforço. Além disso, recomenda-se ter o auxílio de um educador físico de sua confiança e com conhecimento sobre as especificidades do Squash.

Nada melhor que a diversão de uma boa partida de Squash. Todavia, a maior parte de nós squashistas, joga por lazer dentro de horários, por vezes, limitados por outras demandas da vida. Logo, é sempre bom tentar utilizar o tempo disponível para maximizar a qualidade do treinamento. Isto é, quanto mais for possível conciliar a prática do Squash com outras atividades que levem a uma melhoria do condicionamento físico de um maneira geral, mais benefícios e saúde e bem-estar virão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.