Squash ajuda a melhorar a saúde e bem-estar

Você está em um blog sobre Squash. Consequentemente, é natural que aqui se faça a “propaganda” sobre os benefícios dele para a saúde e bem-estar. De fato, essa tem sido um dos principais apelos para esse esporte. Já falei sobre isso em outra postagem, fazendo referência ao famoso caso da revista Forbes. Daí eu me deparo com uma matéria do blog Squashmad em que se reforça esse aspecto do Squash. Vamos aos fatos.

Não se fixe em uma meta pré-determinada geral

Hoje em dia, é muito comum termos assistentes eletrônicos para controlar nossa movimentação diária, a exemplo dos smartphones e smartwatches que contam com indicadores de quantos passos, nível de hidratação, sono etc. devemos ter. Lá você sempre vai encontrar um aplicativo que indica uma meta de passos diários (em geral, 10 mil passos). Claro que é bom contar com esse tipo de ajuda. Todavia, é mais benéfico ter uma rotina de atividades personalizada e que eleve o ritmo cardíaco e respiratório para além da zona de conforto (de modo que você ainda possa falar, mas não cantar), por um mínimo de pelo menos 10 minutos, três vezes por dia.

Uma boa sessão de 45 minutos de Squash, em geral, faz com que o jogador se movimente entre três a cinco mil passos. Mas, também, proporciona ao coração e às pernas exercício apropriado!

Um melhor nível de condicionamento físico pode ser obtido por meio do que se conhece como treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)

Isso envolve atividades de “tiro” curtas. Isto é, com aproximadamente um minuto de duração, envolvendo máximo esforço e seguida de um curto período de recuperação. Um jogo de Squash, com rallies (trocas de bolas) intensos, representa, efetivamente, uma série de sessões de HIIT o tempo todo.

Estatísticas do esporte indicam que em 80% do tempo, a bola fica em jogo por 10 segundos ou menos e, em média, o tempo de descanso é de oito segundos entre um ponto e outro. Agora junte tudo isso em uma partida de onze pontos e melhor de cinco games.

Qualquer exercício motivado apenas pela força de vontade tende a falhar

Força de vontade é um fator de motivação importante, mas também é um dos mais frágeis. Melhor do que se ancorar nisso é encontrar uma atividade com fatores motivacionais mais positivos, como interação social e divertimento.

É sempre uma queixa comum se referir, por exemplo, à musculação como uma atividade monótona, daí ser uma atividade que muitos iniciam mas que ficam pelo caminho. Não é por acaso que atividades com propósitos parecidos (como o Crossfit e treinamentos funcionais) têm tomado espaço da academia tradicional.

No ambiente do Squash, eu escuto muito esse tipo de relato:

“não faço academia porque é muito chato ficar só puxando ferro”

De fato, interação social e divertimento, talvez, sejam um dos principais atributos do Squash. Eu já estou há algum tempo nesse ambiente. Posso dizer, sem dúvida, que essas razões me prenderam, me prendem e me prenderão por toda a vida. Enquanto eu puder, jogarei. Saúde e bem-estar sempre.

Atividade física pode aumentar a capacidade cerebral e melhorar a saúde e bem-estar mental

Qualquer atividade física que também estimule a cognição ajuda no funcionamento do cérebro e o bem-estar mental. A dança é um bom exemplo disso. Ela se fundamenta na memória e assimilação de rotinas, passos e movimentos. O Squash também se assemelha a esse padrão. Envolve a execução de táticas, padrões de jogadas e movimentação, bem como constante adaptação do jogo para superar o oponente. É quase como uma dança. Mas, também, é referenciado como o “xadrez físico”.

Conclusão

Como disse no início, aqui se puxa um pouco a brasa para a sardinha do Squash. Para além disso, a mensagem desse texto é sobre a importância de se praticar atividades físicas para melhorar saúde e bem-estar. Que bom que nosso querido esporte é um dos que mais contribui para isso. Assim podemos justificar nosso vício interesse.

Aqui também fica o recado para a indústria e os estabelecimentos voltados para as práticas esportivas. Isto é, principalmente para as academias de grande porte, atentem para o Squash. Se tiverem consciência sobre o potencial e como esse esporte se encaixa na proposta fitness, talvez o levem em consideração na hora de decidir as modalidades a serem ofertadas para os alunos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.