O melhor esporte para o bem-estar e saúde

Se há um apelo grande para o Squash é seu reconhecimento como o melhor esporte para o bem-estar e saúde. Há inclusive, uma data para celebrar o esporte.

Anualmente, em outubro, tem-se o dia mundial do Squash.  A data é endossada pela Federação Mundial de Squash e pela Associação Profissional de Squash (PSA) que encorajam os clubes ao redor do planeta a abrir suas portas para atrair novos participantes ao esporte que é classificado como o mais saudável de todos.

Entenda porque o Squash é o melhor esporte para o bem-estar e saúde

De acordo com a revista americana Forbes, o Squash é o melhor esporte para o bem-estar e saúde. Para isso, apresentou método construído com base em consultas a especialistas, treinadores pessoais, competidores e educadores físicos. Os quatro componentes básicos da preparação física (resistência cardiorespiratória, força muscular, resistência muscular e flexibilidade) foram medidos com base em uma escala de 1 a 5 (5 “excelente”, 4 “muito bom”, 3 “bom”, 2 “nada mal” e 1 “nada especial”).

O risco de lesão foi medida em uma escala de 1 a 3 (1 “baixa”, 2 “mais ou menos” e 3 “alta”). Queima de calorias se baseou na energia gasta por um indivíduo de 86 quilos após 30 minutos, com medição em uma escala de 1 a 5 (5 “+ de 450 calorias”, 4 “entre 400-450 calorias”, 3 “entre 350-400 calorias”, 2 “entre 300-350 calorias” e 1 “entre 250-300 calorias”). Esse padrão foi retirado da Faculdade Americana de Medicina Esportiva.

Os valores foram pontuados para se chegar a uma classificação individual para cada esporte. A publicação ainda ressaltou que os benefícios físicos, riscos de lesão e queima calórica podem variar dependendo da técnica, vigor, cuidado e entusiasmo individual por quem pratica.

O Squash foi classificado como o mais completo. Isto é, obteve os melhores resultados para quem procura um esporte saudável. Por isso, pode ser considerado o melhor esporte para o bem-estar e saúde.

Ranqueamento dos esportes

Res. Cardiorespiratória: 4,5 | Força Muscular: 3 | Res. Muscular: 5 | Flexibilidade: 3 | Risco de Lesão: 2 | Gasto calórico: 5
Estimou-se que em 30 minutos de jogo são gastas cerca de 517 calorias.

Fonte: http://www.squash.org.au/

Outros benefícios do Squash

Além desses benefícios, que ajudam a manter ossos, músculos e juntas saudáveis, prevenindo a osteoporose, segundo o portal educação física, a prática do Squash contribui para redução dos riscos de ataques cardíacos, hipertensão e diabetes. Um argumento interessante que esse portal também traz é que o Squash:

“acaba com o estresse! – Chefe, trânsito, mercado oscilante, produtividade, cobranças e aquela barriguinha. São muitos motivos que levam um individuo a um “dia de fúria”. Solução? Raquete, bola e um amigo, que aliás, você não encontra há muito tempo, pois também não tem tempo…Coloque sua ira na raquete. A parede é o limite, jogue até ficar exausto. A prática de Squash diminui os sentimentos de ansiedade, raiva e depressão, aumentando a sensação de bem-estar.”

Outro ponto em favor é sua ausência de dependência de condições climáticas. Como é praticado em uma quadra fechada, faça chuva ou faça sol, nós squashistas estamos lá para suar, se divertir, competir e socializar. Apesar de ser um esporte razoavelmente popular, o Tennis, por exemplo, carece dessas vantagens. Incontáveis vezes vejo os alunos dessa modalidade (disponível também no mesmo local em que pratico o Squash) encerrando suas atividades após uma pancada de chuva que serve apenas para molhar a quadra.

O melhor esporte para a saúde e bem-estar: mais evidências

Para completar a classificação da Forbes, a revista Sportlife na sua edição brasileira ratificou a lista, indicando que dentre os 8 melhores esportes para a saúde o Squash está em primeiro lugar.

Além disso, o site Squash Austrália menciona que o periódico acadêmico British Journal of Sports Medicine publicou um estudo que examinou mais de 80 mil adultos na Inglaterra e Escócia entre 1994 e 2008 que participaram de uma pesquisa nacional sobre saúde. Dentre os resultados, a publicação sugere que o risco de morte por qualquer causa era 47% menor entre aqueles que jogavam esportes de raquete, e que a prática regular de Squash poderia ajudar a se manter longe da morte pelo maior período de tempo comparativamente aos demais esportes. Em última análise, os pesquisadores sugeriram que o Squash é o melhor esporte para garantir uma vida longa. Ou seja, o melhor esporte para o bem-estar e saúde.

Conclusão

Para concluir essa postagem, trago mais uma vez um caso que achei interessante sobre o que representa esse esporte para quem o pratica. Poderia trazer outros depoimentos que são retratados nos mais diversos sites de Squash. Todos são sempre bem similares, muito próximos do que retrato no primeiro post do blog. Todavia, escolhi esse em particular porque se aproxima daquilo que o Squash representa para muitos de seus praticantes. Isto é, em termos de mudança de hábitos alimentares, percepção sobre bem-estar e saúde. O site da PSA traz uma matéria sobre o dia mundial do Squash de 2017. Nela, Christina Rees, a ex-número 1 do País de Gales, expressa seu sentimento com relação ao Squash:

“Squash melhorou minha condição física, disciplina, deixou-me consciente dos benefícios de uma alimentação saudável, e os amigos que fiz ao longo dos anos são preciosos para mim.”

Embora em outubro se comemore o dia mundial do Squash, para qualquer squashista, todo dia é dia de…SQUASH! Portanto, se depender do nosso querido esporte, parece que isso se repetirá por muito tempo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.