Calcular calorias, passos e mais: a tecnologia no Squash

Um dos principais apelos do Squash é sua capacidade de promover saúde e bem-estar de uma maneira geral. A demanda física é outro aspecto que impressiona quando se analisam os dados de partidas entre os profissionais. Logo, parece natural, portanto, que fiquemos curiosos para calcular calorias ou saber o quanto percorremos durante um jogo ou treino.

Para atender a essa necessidade, há diversos gadgets e dispositivos eletrônicos que têm auxiliado na obtenção de dados sobre atividades físicas.

Uso entre os profissionais

Entre os profissionais, esse tipo de iniciativa tem auxiliado no desempenho e estratégia de jogo. Isto é, trata-se de muito mais do que uma calculadora de calorias como ocorre entre amadores. É prática adotada pelos melhores jogadores do circuito. Nick Matthew da Inglaterra, por exemplo, utiliza uma pulseira inteligente da Hi-Tec. Já Camille Serme da França, usa um top com sensores embutidos no tecido.

tecnologia camille serme squash
Imagem: squashplayermagazine.tumblr.com

Segundo Mike Dale da Squash Player Magazine, isso representa a era da “quantificação do eu”, em que praticamente todos os aspectos do desempenho atlético são medidos, comparados e analisados com auxílio de pequenos dispositivos acoplados no corpo dos atletas.

Novidade ou prática antiga?

Em verdade, não é nada novo no mundo esportivo. Boa parte dos adeptos do ciclismo e das corridas já são familiares com esses dispositivos, principalmente relógios e pulseiras. Calcular calorias, distância percorrida, velocidade máxima e média, ritmo e batimentos cardíacos, nível de fadiga, padrões de sono, taxa de recuperação, passos e cadência estão entre os dados fornecidos por esses dispositivos eletrônicos.

Praticamente todas as marcas envolvidas no mundo esportivo têm algum tipo de aparelho a oferecer ou aplicativos associados aos smartphones. No Tênis, por exemplo, a Babolat tem um sensor que é colocado no cabo da raquete, responsável por enviar dados em tempo real para um aplicativo no telefone do jogador ou do treinador sobre a velocidade da batida e do saque, efeito, localização do contato com a bola.

tecnologia no squash
Imagem: squashplayermagazine.tumblr.com

Em geral, a maior parte das modalidades esportivas (Futebol, por exemplo), permite que esse tipo de tecnologia seja utilizada durante as competições. Contudo, não autorizam os jogadores a receber ou utilizar as informação produzidas ao longo da partida que está sendo realizada, seja diretamente ou por meio de treinadores.

No Squash, a WSF é responsável por debater esse assunto. No Apêndice 10 das regras oficiais, existem orientações sobre o assunto em pauta.

Tecnologias para análise de um jogador podem gravar e/ou armazenar informações. Tal informação não pode ser acessada por um jogador durante o jogo.
Regras Oficiais do Squash - WSF

Uso entre os amadores: calcular calorias apenas?

Creio que todos nós, jogadores amadores, nos sentimos um tanto profissionais. Por isso, parece comum também que o uso de tecnologias na prática esportiva dos clubes tenha aumentado. Elas aparecem principalmente no pulso, seja como um relógio ou pulseira inteligente/esportiva. Calcular calorias e passos é um dos objetivos principais entre os amadores.

Grandes marcas ligadas ao esporte têm buscado atender esse mercado cada vez mais lucrativo. Garmin, Polar, Samsung, TomTom, Apple, LG, Xiaomi, dentre outras, são bons exemplos. Como já dito, os aparelhos são bastante comuns em outros esportes, como a corrida, o ciclismo, a natação e dentro das academias.

Mas será que algum deles possui algum tipo de proximidade com o Squash?

calcular calorias garmin 235 squash squashistas
Imagem: garmin.com

Em geral, os aparelhos produzidos são multiesporte. Alguns deles, todavia, apresentam a possibilidade de focar dados mais requeridos pelos squashistas.

A Polar, por exemplo, possui um ótimo sistema de rastreamento e acompanhamento das atividades físicas realizadas. E, dentre os esportes suportados, está o Squash. Sem dúvida, um ponto a favor.

Já a Garmin possui relógios esportivos que suportam o desenvolvimento de aplicativos por terceiros. Algo similar ao Google Play e a Apple Store. No ambiente dessa fabricante (Garmin Connect), há um programa voltado para o Squash, que registra dados e permite o controle da pontuação de um jogo, além de calcular calorias, passos e outras informações.

Tenho um relógio da Garmin, o Forerunner 235. Posso dizer que o aplicativo é bem interessante. Serve tanto para acompanhar o placar do jogo, quanto para registrar os dados da partida. Isto é, calcular calorias, passos, distância etc. Isso ajuda também nos jogos entre os amigos, que, na maioria das vezes, um fica responsável por marcar a pontuação.

Conclusão

Vale lembrar que, ao contrário dos relógios inteligentes oferecidos por marcas como Samsung e Apple, a Garmin e a Polar focam no mercado esportivo. Logo, possuem limitações quanto às funções smart, ponto forte das primeiras, mas proporcionam muito mais recursos para monitoramento das atividades físicas.

O bom da competição nesse mercado é que existem opções em várias faixas de preço. Desde os modelos de entrada, como a pulseira Mi Band da Xiaomi, até os mais sofisticados da Garmin, Samsung e Apple. Seja qual for a escolha, acredito que esse é um tipo de equipamento bom para se ter. Principalmente, se você gosta de acompanhar suas atividades físicas, como contar calorias e passos.

Logo, o modelo ideal é aquele que atende às necessidades particulares de cada um. Assim, se você deseja um equipamento com foco em funções de telefone, mas com opções de medição de dados esportivos, os dispositivos da Apple, Samsung, LG, dentre outras, pode te atender melhor. Já se seu foco é a prática esportiva, mas quer também algumas funções smart, há boas opções sendo oferecidas pela Garmin, Polar, TomTom, Xiaomi, dentre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.