Rolo de massagem no Squash

Quem nunca se sentiu todo “quebrado” ou dolorido após um jogo mais disputado, uma brincadeira no Squash mais demorada (comum para quem joga) ou uma sessão mais puxada de treino na academia? Consequentemente, quem nunca sentiu a necessidade de uma massagem relaxante nessa hora?

massagem-rolo
Imagem: squashplayermagazine.tumblr.com/

É sempre uma dúvida sobre como diminuir as dores musculares pós-treino e acelerar a recuperação do corpo. Por isso, os chamados rolos de espuma ou massagem (no termo original em inglês, foam rollers) têm cada vez mais se popularizado entre os praticantes de atividades físicas. Consequentemente, isso inclui, naturalmente, os squashistas. Do nível mais básico de habilidade até o profissional, esse equipamento tem contribuído para o aquecimento, relaxamento ou mesmo recuperação de músculos nos dias de descanso e recuperação do esporte.

A ideia por traz do rolo de massagem é utilizar o peso do corpo para realizar uma massagem compressiva nos tecidos musculares que se apresentam rígidos e doloridos. Pesquisas recentes têm evidenciado que esse equipamento pode contribuir para o desempenho físico. Logo, no caso do Squash, ajuda na mobilidade do quadril, quadríceps, tendões e panturrilha. Além disso, pode reduzir dores musculares pós-treino.

Apesar desses aspectos positivos, alguns pontos devem ser ressaltados. Ou seja, embora ocorra a melhoria na flexibilidade, contudo, ela tende a ser de curto prazo. Além disso, é preciso considerar até que ponto o uso do equipamento é necessário para melhorar o desempenho e quais os potenciais danos de um uso excessivo. Afinal, não se recomenda realizar a massagem a todo momento ou com pressão muito intensa sobre o corpo. Se essa cautela não for levada em consideração, o resultado pode ser um aumento de sensibilidade dos tecidos musculares. Logo, em vez de resolver, pode perpetuar o problema.

RESUMO SOBRE O ROLO DE MASSAGEM

FAÇA

NÃO FAÇA

  • Não substitua os exercícios de aquecimento/relaxamento apenas com o rolo de massagem 
  • Não se torne obsessivo ou totalmente dependente de rolos de massagem 
  • O uso excessivo pode gerar hipersensibilidade a causa da dor
  • O uso excessivo pode gerar danos na musculatura

Em qualquer caso, antes de começar a utilizar esse tipo de equipamento, recomenda-se consultar um bom profissional de educação física ou fisioterapeuta de sua confiança. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.