Alimentação saudável: a dieta de Mohamed El Shorbagy

Alimentação saudável, fortalecimento muscular e condicionamento físico são essenciais para qualquer praticante de atividade esportivas. Isto é, aplica-se tanto para profissionais quanto atletas de final de semana. Já falei sobre isso em outra oportunidade. Mas o assunto desse texto é apenas os hábitos alimentares de Mohamed El Shorbagy, um dos principais jogadores do circuito da PSA nos últimos anos.

O regime de treinamento de El Shorbagy é meticuloso (veja aqui). Não seria diferente em relação a dieta dele, focada principalmente no aspecto do tempo. Isto é, com base na rotina de treino ou jogos em campeonatos é estabelecida uma alimentação saudável que o permite treinar e jogar com melhor desempenho.

Tudo na vida de um atleta é calculado. Eu lembro que em 2013, no aberto dos Estados Unidos (US Open), eu que, normalmente, como macarronada com molho de tomate e um pouco de frango antes de jogar, tive que comer com molho branco, que é mais pesado, devido a um erro do cozinheiro. Pensei que eu tinha tempo suficiente antes da partida, logo não teria problema em comer da forma como veio. No jogo, todavia, senti como se meu estômago estivesse queimando.

No nível profissional internacional não é como nas “peladas” do clube em que jogamos. O ritmo é maior. Ou seja, as partidas podem durar mais de uma hora. Para manter a energia e o foco, El Shorbagy mantem sua dieta simples. A alimentação saudável é montada com pouca variação,. Apenas para diminuir a pressão sobre si é que, em alguns momentos, permitem-se refeições fora do padrão. Por exemplo, quando as coisas não vão bem, ele vai direto para a Pizza Hut.

Os torneios podem se prolongar por duas semanas, e se você for avançando, então você joga uma rodada e tem um dia de descanso. Daí você joga novamente e tem outro dia de descanso. É muito difícil se manter preparado o tempo todo. Você precisa estar mentalmente sadio também. É muito importante fazer algo que te faz feliz e te dá a sensação de dar um tempo disso tudo.

El Shorbagy está sediado na Inglaterra já há alguns anos. Logo, viver essa experiência o levou a aprender a cozinhar para si. Não necessariamente comidas típicas do seu país. Mas, segundo o atleta, esse é o próximo passo. Afinal, ele deseja cozinhar para uma pessoa em particular. Ou seja, a mãe dele, que sempre está presente durante as partidas.

Eu não pensei que gostaria de fazer isso, mas eu gostei. Comecei fazendo pato, cordeiro e fígado de frango. Quando eu cozinho, tento fazer um prato que pareça bonito.

Conclusão sobre a alimentação saudável de Mohamed El Shorbagy

Profissional ou não, todos nós precisamos atentar para o que ingerimos no cotidiano. Ter uma dieta equilibrada deve ser parte dos objetivos de qualquer pessoa. Para quem pratica atividades esportivas como o Squash, isso se torna essencial para que o corpo possa tanto ter a energia para jogar, quanto ter os nutrientes necessários para se recuperar depois.

Claro que tudo varia de acordo com a necessidade de cada um. Por isso é importante também contar com a ajuda de um bom profissional especializado na área. Qualquer mudança nos hábitos alimentares deve ser acompanhada por um nutricionista, que terá o conhecimento adequado para propor uma rotina alimentar baseada nas necessidades individuais de cada um.

Claro que para nós amadores, nem sempre há a possibilidade de ter um acompanhamento estrito como o de um atleta de ponta como Mohamed El Shorbagy. Mas, creio que o exemplo dele ajuda, de alguma forma, a pensar sobre os hábitos alimentares para melhorar o jogo e a experiência em quadra de cada um.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.