Valores éticos do Squash: comprometa-se com eles

Valores éticos são importantes em qualquer esfera da vida. No esporte, isso também é verdade. O Squash, por exemplo, é tradicionalmente conhecido como uma atividade em que prevalece o respeito entre os jogadores. No entanto, isso não impede que comportamentos inadequados ocorram. Afinal, há sempre fatores que podem desviar os jogadores sobre o que moralmente aceitável.

Quando um jogador decide levar vantagem indevida, nem sempre é fácil identificar. Diversos motivos podem levar a essa situação. Ganhar um ponto, uma partida, favorecimento entre as partes, eliminar um adversário etc. Tudo pode ser tentador na ação. Por isso, muito embora existam regras, elas podem, no máximo, limitar o dano, mas não curam o problema.

Talvez a única forma de combater esse problema seja por meio da formação moral. Isto é, por meio de um código de honra no Squash aceito por todos os envolvidos no esporte. Ou seja, jogadores, treinadores e árbitros, todos devem estar fortemente comprometidos com o que se pode chamar de jogo limpo ou justo, o chamado fair play.

A importância dos valores éticos para treinadores de Squash

O Squash é um esporte que demanda um forte comprometimento ético para corrigir comportamentos inadequados antes mesmo de se pensar em ganhar ou perder. Os treinadores fazem parte de um grupo pequeno, capaz de monitorar efetivamente seu próprios comportamentos. Todavia, desde que conheçam sua responsabilidade ética e discutam sobre os danos de condutas inapropriadas entre seus jogadores.

Um treinador ético deve defender padrões éticos elevados para si e repassá-los para os atletas sob sua responsabilidade. Além disso, deve alertar outros treinadores quando algum jogador não estiver agindo sob esses padrões. Por isso, é importante atentar para:

  1. A segurança de todos os participantes é prioridade sob qualquer outra coisa
  2. Seguir as regras e padrões éticos é essencial para um jogo limpo e justo. As regras do Squash devem ser ensinadas.

Além disso, é fundamental que todo jogador atente para os 10 valores éticos apresentados a seguir.

10 valores éticos que todo jogador de Squash deve seguir

  1. Sempre coloque a segurança do oponente em primeiro lugar. Isto é, nunca bata na bola se tiver qualquer chance de acertar o adversário com a raquete ou a bola.
  2. Trate os oponentes com respeito, dentro e fora de quadra.
  3. Seja cortês com os adversários e treinadores de outros clubes e localidades, dentro e fora de quadra.
  4. Respeite os árbitros, dentro e fora de quadra, aceitando as decisões deles sem comentários ou estresse desnecessários.
  5. Acuse quando a bola quicar duas vezes, quando for baixa (lata) ou fora (linha superior), quando tiver um stroke contra (tenha ou não um árbitro na partida) e qualquer outra interferência que você venha a causar.
  6. Permita ao oponente acesso total e claro a todas as jogadas (não o bloqueie).
  7. Faça todo esforço para jogar todas as jogadas, só pedindo um let caso seja absolutamente necessário ou coloque em risco o adversário.
  8. Permita que o oponente possa bater na bola com espaço suficiente em todas as jogadas.
  9. Faça o esforço de se tornar um árbitro competente e ajudar nos jogos da sua região.
  10. Não comprometa os valores éticos do Squash, qualquer que seja o comportamento do seu oponente.

Talvez o mais difícil desses princípios seja o número 10, justamente porque é quando a ética de um jogador é posta em teste.

A importância dos valores éticos no Squash

A maior parte dos jogadores tem pouca dificuldade em manter comportamentos éticos quando joga contra um jogador honesto e consciente do seu papel ou quando está ganhando ou perdendo um jogo por uma margem ampla.

O verdadeiro teste ético ocorre quando um atleta se encontra em uma partida mais disputada, ponto a ponto, e o adversário tenta levar vantagem, ou se comporta de maneira inadequada ou ignora os valores éticos do Squash – ou os três ao mesmo tempo!

Se o jogador conseguir se manter fiel aos princípios éticos durante essas situações, ele é um verdadeiro esportista. Afinal, é justamente sobre condições adversas que um atleta tem a chance de educar seu adversário sobre os valores éticos e influenciar seu comportamento de forma positiva.

Ao aceitar os valores éticos e se manter fiel a eles sob pressão, um jogador expõe a importância da integridade do jogo e suas regras. Se você joga de forma justa e seu oponente não, ele pode até vencer pelo mérito do placar, mas você estará com a consciência limpa. Afinal, seu oponente não jogo seguindo as mesmas regras e valores éticos. Logo, você obteve sucesso no jogo como ele deve ser, isto é, correto.

Se a grande maioria dos jogadores aceitar os valores éticos do Squash, os poucos que tentarem burlar as regras poderão ser identificados mais facilmente. Assim, poderão sofrer pressão dos pares e do seu treinador para que mudem seu comportamento. Ou seja, que passem a agir de acordo com os padrões éticos aceitáveis.

Conclusão

Todos nós somos loucos por Squash. É nosso dever tentar agir sempre com os valores éticos que nosso esporte demanda. Ninguém é perfeito, isso é verdade. Mas, não por isso, devemos nos esquivar de melhorar nosso comportamento.

Logo, não caia na tentação de ganhar a qualquer custo. Isto é, você deve continuar se dedicando e se esforçando dentro de quadra para superar seu adversário. Mas, isso deve ser feito de forma limpa e justa. Não combine resultados de jogos, acuse quando você não conseguiu alcançar a bola, respeite o árbitro e se comprometa com os valores éticos do Squash.

Ao fugir dos princípios discutidos nesse texto, lembre-se que você coloca em descrédito sua própria pessoa, bem como desestimula outros praticantes. Vamos buscar um jogo de Squash como ele realmente deve ser. Isto é, disputado, corrido e agradável para todos os envolvidos. Afinal, esses são elementos que tanto nos prendem a esse esporte maravilhoso. Ou, como gostamos de chamar, o melhor esporte do mundo!

Você já vivenciou momentos difíceis em termos de valores éticos com outros jogadores? Compartilhe conosco nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.