Benefícios de pular corda para o Squash: não pule esse treino

Há uma grande variedade de equipamentos para realizar exercícios físicos disponíveis para as pessoas. Você já deve ter se deparado com eles nas lojas de materiais esportivos. Na verdade, é fácil se perder com tantas opções, que englobam os mais diversificados tipos de uso e efetividade. Mas você conhece os benefícios de pular corda para o Squash?

Isso mesmo. Dentre tantos produtos “mandatórios” para quem pratica atividade física, às vezes, o mais simples pode ser também efetivo. Isto é, não se iluda pelo apelo publicitário e com a novidade que parece ser o novo santo graal e que vai te ajudar a melhorar o desempenho.

A corda para pular corda é um desses equipamentos rotineiramente deixado de lado. Todavia, para nós squashistas, ela pode representar um item valioso a ser adicionado no kit de jogo. Afinal, ela pode ser barata, portátil e fácil de usar. Logo, todo jogador de Squash deveria ter uma consigo.

Benefícios de pular corda

Apesar de ter uma imagem associada a brincadeiras de infância, pular corda é, na verdade, algo levado a sério por muitos atletas. Por exemplo, quem não se lembra, no filme, de Rocky Balboa executando sua rotina com esse equipamento. No Boxe, isso é muito comum.

Nunca viu o filme ou não recorda? Veja o vídeo a seguir, pode até te dar uma ideia de trilha sonora.

E mais: você sabia que pular corda também que existe até competição com transmissão televisiva nos Estados Unidos? Veja o vídeo a seguir.

Parece difícil pular corda assim? Claro que sim, mas acredite, a técnica é simples e, obviamente, o desenvolvimento da habilidade é progressiva. Para ajudar, garanta que a corda tenha um comprimento adequado. Isto é, o local de segurar deve chegar à sua axila quando você pisar sobre a corda e segurá-la.

Ao executar o movimento, tente manter também os pés leves, com contato curto e suave com o solo. Se feito corretamente, o exercício tem menor impacto do que uma corrida.

Benefícios de pular corda para o Squash

Todos sabemos que o Squash é um esporte que demanda muito dos jogadores. Por isso, é importante incluir exercícios complementares que trabalhem a resistência e o condicionamento físico.

Pular corda é um ótimo exercício cardiovascular, que pode ser adaptado para diferentes níveis de intensidade. Isto é, você pode dar pequenos pulos em baixa velocidade, ou aumentar o ritmo virando a corda mais rapidamente. São duas formas simples de trabalhar a dificuldade da prática, mas que fazem grande diferença em termos de resultados.

Você também pode fazer isso de forma intervalada ou por um período mais longo. Ou seja, no primeiro, você trabalha intervalos de alta e baixa intensidade em determinado período de tempo. Já no segundo, você mantém um ritmo constante por mais tempo total.

Esses exemplos já ajuda a entender como esse equipamento pode ajudar um squashista. Mas os benefícios de pular corda não se limitam apenas a isso.

A ação de pular repetidamente representa um tipo básico de movimento de pliometria. Isto é, representa uma modalidade de exercício que busca maximizar a utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. Logo, pular corda é bom para desenvolver a produção de força dinâmica, algo muito benéfico para o Squash.

Somado a isso, os benefícios de pular corda também incluem equilíbrio e coordenação, principalmente se você nunca fez ou não tenta fazer isso desde a infância.

E você sabe um local ideal para realizar esse exercício? Isso mesmo, na quadra de Squash. Afinal, como se trata de um movimento de pulo, a quadra ajuda na execução dado o seu tipo de piso.

Vídeos sobre os benefícios de pular corda

No repositório do Squash Skills, há bons exemplos de exercícios de pular corda que podem ajudar no Squash. O canal no Youtube The Pursuit Of Squash também aborda esse exercício para nosso esporte, com foco para melhoria da velocidade do jogador. Veja os dois vídeos a seguir. Apesar do áudio em inglês, você pode ativar as legendas e pedir a tradução para o português.

Outros exemplos mais gerais podem ser vistos no vídeo a seguir, que apresenta 23 exercícios progressivos e que também trabalham movimentação dos pés, algo essencial para o Squash.

Conclusão

Ter uma rotina de exercícios que auxiliem na prática do Squash é essencial para qualquer jogador, seja para o aquecimento, ou alongamento ou para o treinamento físico. Se você quer ter um equipamento prático, que não ocupa muito espaço mas que pode ajudar a jogar melhor, então providencie uma corda para pular corda.

Na verdade, os benefícios de pular corda vão além do Squash. É um ótimo exercício para quem tem pouco tempo e espaço. Além disso, pode remeter a lembranças de brincadeiras de infância, o que ajuda a quebrar a resistência em realizá-lo.

Para o Squash, em particular, pular corda é ótimo para aquecer o corpo ou trabalhar o condicionamento físico por meio de exercícios intervalos e de longa duração. Por isso, não pule esse exercício. Comece já e compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
274InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.