Resumo das regras de Squash

Acredito que o conjunto das regras de Squash deve ser lido pelo menos uma vez por todos aqueles que jogam o esporte. Já falei sobre isso em outra postagem do blog. Por isso, reforço novamente que esse tipo de iniciativa se mostra ainda mais importante para aqueles que se envolvem em competições ou que querem levar o jogo mais a sério. Afinal, é comum que sejamos requeridos a ser árbitros e todos queremos ser justos e corretos quando no exercício dessa nobre função.

É sempre complicado, contudo, entender todas as particularidades previstas nas regras de Squash. Logo, decidi deixar nesse espaço um resumo delas. Espero que sirva como guia para jogadores de qualquer nível de experiência e habilidade.

Para quem quiser se aprofundar, recomendo a leitura do Apêndice 1 das regras do Squash. Isto é, o Guia Oficial de Interpretação das Regras para Jogadores e Árbitros.

Contagem no jogo de Squash

A contagem oficial da World Squash Federation é de 11 pontos sem vantagem, melhor de 3 ou 5 games.

Saque no jogo de Squash

Face do cabo da raquete.

O direito de sacar é determinado por sorteio. Consequentemente, isso ocorre, em geral com par ou ímpar ou rotacionando a raquete (semelhante a um cara e coroa, só que escolhendo-se um lado na face do cabo).

No início do game, o sacador (que venceu o sorteio ou o último game jogado) escolhe o lado que vai sacar (direito ou esquerdo) e tem que alternar de lado até perder o saque.

Quando o recebedor ganha o ponto, ganha o direito de escolher o lado para sacar e também vai alternar de lado até perder o saque.

Para o saque ser bom, é preciso acertar acima da linha de saque e abaixo da linha que delimita a quadra, caindo dentro do quadrante oposto do fundo da quadra. Além disso, o sacador precisa ter pelo menos um dos pés dentro do quadrado do saque. Se pisar na linha na hora que estiver sacando, perde o saque (infração denominada de “foot fault” nas regras).

O Jogo de Squash

Depois de um saque bom, os jogadores alternam o direto de bater na bola até um deles errar.

A bola precisa bater obrigatoriamente na parede frontal, acima da lata e abaixo da linha delimitadora. Para chegar à parede frontal, a bola pode bater nas outras paredes, mas sem bater no chão antes. A bola não pode quicar mais de uma vez no chão.

O jogador deve sempre evitar bater na bola, se há o risco de acertar uma bolada ou raquetada no adversário.

Um intervalo de 90 (noventa) segundos é permitido entre os games.

Interferência no jogo: let

O “let” é uma jogada em que se houver interferência, mas o jogador tiver condições de retornar a bola, o ponto deve ser jogado novamente. Isto é, o sacador repete o saque no mesmo lado em que sacou.

Será ainda considerado let…

  • Se a bola tocar em algum objeto que estiver no chão
  • Se o jogador deixar de bater na bola por medo de machucar o adversário
  • Se o jogador não estiver pronto para receber o serviço
  • Se a bola furar durante o ponto
  • Se o adversário derrubar a raquete do adversário

Pontuação nas regras de Squash

O jogador ganha o ponto quando…

  • O adversário erra o saque ou o retorno do mesmo
  • Se antes do jogador bater na bola, ela tocar no corpo ou raquete do adversário
  • Se a bola bate no adversário ou raquete antes de chegar na parede da frente
  • Se a bola estava indo diretamente para a parede da frente é Stroke
  • Se o jogador deu o “turn” (virada do corpo) é apenas let
  • Se a bola fosse bater primeiro na parede lateral antes da frontal é let
  • Se a retorno não fosse bom é no let
  • Se o jogador tenta bater na bola, fura e ela bate no adversário, é só let (lembrando que somente let, se ele conseguisse retornar a bola na segunda tentativa, senão é no let)
  • Se o jogador impede que o oponente possa rebater uma bola vencedora é Stroke
  • Se o jogador impede que o oponente possa jogar a bola diretamente na parede frontal é Stroke

Continuidade de Jogo

Após o saque, a jogada deve ser continua e só será cessada em caso de interferência ou fim do ponto.

Interferência em quadra

Na hora que o jogador for bater na bola, não pode haver interferência do adversário. Por isso, para evitar a interferência o adversário deve fazer todo o esforço para…

  • Dar ao jogador que irá bater na bola, acesso direto à mesma
  • Dar visão total da bola
  • Dar espaço para o mesmo bater na bola
  • Dar espaço para o jogador bater a bola diretamente para a parede da frente

Aquecimento antes do jogo

São permitidos quatro minutos de aquecimento antes do início da partida. Se a bola furar, será permitido o aquecimento da mesma até estar em condições de jogo.

Conduta durante o jogo

Comportamento ofensivo na quadra não é permitido, incluindo, gestos obscenos, palavras de baixo calão, abuso de raquete ou equipamento, contato físico desnecessário, jogo perigoso, cera etc.

Contusão: o que está previsto nas regras de Squash

Se houver contusão deve ser considerado…

  • Se o jogador se contundir sozinho, deverá voltar ao jogo num intervalo máximo de 3 minutos. Se quiser mais tempo, deve conceder o game, aceitar o intervalo e depois continuar o jogo, senão deverá conceder a partida
  • Se o adversário acidentalmente contribuiu para ou causou a contusão, um tempo razoável deverá ser considerado para sua recuperação, podendo até continuar o jogo no dia seguinte, dependendo dos horários do torneio. Se não houver a recuperação, o jogador contundido deve entregar o jogo
  • Se o adversário deliberadamente aplicou o jogo perigoso, o jogador contundido vence a partida

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