5 dicas para enfrentar um jogador melhor no Squash

Muitas coisas na vida são incertas e não temos muito controle sobre o que vai acontecer. Já outras são mais previsíveis, como perder para um jogador melhor no Squash. Claro que isso não significa que você deva assumir uma postura derrotista antes mesmo de entrar em quadra. Afinal, se tem um mantra importante atribuído a Nelson Mandela é que ou aprendemos ou vencemos, nunca perdemos.

Todavia, também precisamos ter uma dose de realismo e ajustar as expectativas antes de enfrentar um jogador melhor no Squash. Não adianta tapar o sol com a peneira. Isto é, vão ter partidas, seja de campeonato ou do dia a dia, que a chance de vencer serão pequenas. Daí a importância de adotar uma postura confiante, mas honesta quanto ao que podemos fazer durante o jogo. Isso significa que o foco deve ser na experiência e no aprendizado que se pode obter do confronto.

Logo, se você conseguir estabelecer alguns objetivos antes de entrar em quadra com um jogador melhor no Squash, isso pode trazer benefícios para seu nível de habilidade. Ou seja, vai contribuir para que você identifique pontos fracos no seu jogo e, ajudar a orientar seu treinamento. Por isso, veja, a seguir, algumas dicas para utilizar quando estiver nesse tipo de situação.

Maximize seu tempo em quadra

Esse é um ponto-chave para jogos dessa natureza. Quanto mais você conseguir resistir dentro de quadra, melhor, pois, maior será o aprendizado. Afinal, você será colocado sob pressão a maior parte do tempo, sendo necessário pensar estratégias sobre como se defender ou tirar o adversário da zona de conforto.

Não entregue nenhum ponto de graça

Seja determinado e não procure as opções mais rápidas quando for escolher uma jogada. Isto é, faça o que é para ser feito, não busque atalhos. Afinal, é melhor perder tentando executar boas jogadas do que entregando o ponto para o adversário. Quer dizer, seguir um plano de jogo seguro e consciente pode ser melhor do que assumir riscos desnecessários, que podem só levar a uma situação mais confortável para o oponente. Talvez você até acerte algumas jogadas e o placar pareça mais apertado. Todavia, no longo prazo, pode não fazer de você um jogador melhor.

Defenda-se com todas as suas forças

Aceite que você vai jogar a maior parte do tempo no limite, alongando-se ao máximo e buscando bolas coladas e rasantes. Apesar disso, tente absorver essa pressão tanto quanto possível. Isto é, busque a todo momento reiniciar a troca de bola de forma favorável a você. Afinal, quanto mais conseguir se defender, mais seu adversário fica frustrado por não encerrar o ponto. Daí ele pode tentar assumir alguns riscos prematuros, dando pontos de graça para você. Foque em tentar executar bem as jogadas.

Aproveite as oportunidades para atacar

Não há dúvida que algumas oportunidades de ataque e colocar pressão no jogador melhor vão surgir. Quando isso ocorrer, esteja pronto, pois é comum que desperdicemos a chance simplesmente pela surpresa da situação. Você precisa estar consciente e procurar esse tipo de oportunidade. Isso requer uma postura confiante, relaxada e focada no jogo. Todavia, cuidado para não achar que ao atacar, o ponto está vencido. Lembre-se, um jogador melhor de Squash tem seus recursos e consegue sair de situações de apuros. Daí, muitas vezes, são necessários três ou até mais jogadas de ataque.

Esteja pronto para o desafio

Esteja preparado e com a mentalidade de que vai correr, e correr e correr. Ou seja, você vai precisar estar pronto e desejando encarar o cansaço físico da partida. Afinal, vai ser um teste muito forte, se você aplicar as dicas aqui apresentadas. Pense nisso como uma forma de fortalecimento do seu condicionamento físico, que pode ajudar quando for jogar com jogadores mais iniciantes.

Conclusão

Em resumo, há muito aprendizado nas derrotas também. Ter uma mentalidade positiva quanto ao seu desempenho e às expectativas de cada jogo podem contribuir para seu desenvolvimento. Jogar contra alguém melhor no Squash pode ser benéfico, se você encarar da forma adequada. Por isso, tente pensar sobre o que você pode fazer quando esse tipo de situação ocorrer, focando no processo e no longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.