Hábitos no Squash: você também toca na parede?

Se você joga há algum tempo, então já deve ter percebido alguns hábitos do Squash. Um dos mais comuns, talvez, seja o de tocar na parede lateral. Por que os jogadores fazem isso? Bom, não existe uma resposta certa. Mas vamos tentar explorar possíveis razões.

Tocar na parede para se orientar em quadra

Alguns squashistas tocam as paredes para, simplesmente, ter uma noção de distância ou de localização em quadra. Ou o fazem para tentar se concentrar apenas no jogo, esquecendo o que acontece fora de quadra. Trata-se, na verdade, de um dos hábitos no Squash úteis para não se distrair. Por isso, que tal, na próxima vez que for jogar, que tal utilizar essa tática?

Tocar na parede como um simples ritual

Para outros jogadores, tocar na parede é muito mais um ritual mesmo. Afinal, todos nós desenvolvemos algumas manias ou trejeitos na hora praticar esportes. Daí, nascem aqueles comportamentos que muitos associam a sorte ou azar, ou passam a ser algo realizado de forma recorrente sem que a pessoa perceba.

Sabe os jogadores de futebol que tocam no gramado e depois fazem um sinal da cruz ao entrar em campo? Pois é, muitos squashistas simplesmente tocam na parede como uma espécie de ritual. Ou seja, como uma espécie de, “estou aqui, agora é hora de jogar”. Ou, “se eu fizer isso, vou ter sorte”.

Acredite ou não, tem jogador de Squash que não pisa nas linhas da quadra ao entrar nela. Portanto, não se preocupe se você adquirir o hábito de tocar em algum local da parede como ritual!

Tocar na parede para enxugar o suor

Esse, talvez, seja um dos hábitos no Squash mais comum. Porém, é o menos adequado. Apesar de ser extremamente frequente, é preciso repensá-lo. Afinal, é também uma questão de higiene. E com pandemias de saúde cada vez mais globalizadas, é hora de mudar.

Claro que todos nós sabemos o quanto suamos em uma partida mais intensa. Logo, as mãos, os braços, a cabeça e todo o restante do corpo ficam “ensopados”. Todavia, isso não significa que a parede está ali para servir de toalha. Para isso, existem alguns equipamentos que podem ajudar nesse tipo de situação.

Munhequeiras

Uma escolha meio que obrigatória. Ou seja, elas não são apenas estética. Servem tanto para reter excesso de suor que pode passar para as mãos, bem como para ajudar a enxugar outras partes do corpo. Se você sua mais do que o normal, então use uma em cada pulso. Elas podem ser pequenas ou mais longas. Daí vai depender de cada um a preferência.

Testeiras ou bandanas

Outro equipamento muito importante para reter suor. Se você é do tipo que sua muito no rosto/cabeça ou tem cabelo longo que fica caindo nos olhos, não tem o que fazer. Adotar esse produto é uma necessidade de primeira ordem. Daí tem para todos os gostos, desde as mais simples, até as mais fashions.

Grip

O grip exerce funções muito importantes na raquete. Dentre elas, a de absorver o suor das mãos, não deixando a raquete escorregadia. Já falamos um pouco mais sobre isso em outro texto. Você pode tentar variar marcas ou utilizar overgrips se achar que ajuda a segurar melhor sua raquete.

Talco para as mãos

Existem no mercado, alguns talcos para deixar as mãos secas. Esse tipo de produto é utilizado tanto no Tênnis quanto por quem pratica esportes como montanhismo e escalada. Eles podem ajudar a deixar a mão menos escorregadia. Dentre os benefícios alegados desse tipo de produto, é que eles funcionam instantaneamente. Ou seja, você não precisa esperar secar.

De todo modo, se você puder evitar de utilizar a parede lateral para enxugar o suor, faça isso. Afinal, vai ajudar tanto na higiene da quanto na limpeza e condições adequadas de uso para todos. Se você tem esse hábito no Squash, que tal começar a mudá-lo?

Onde comprar esses produtos

Esse tipo de produto é vendido em qualquer loja de material esportivo da sua cidade. Alguns clubes também tem sua própria loja e pode ser uma opção. Outra alternativa são lojas na Internet, como Netshoes, Centauro, Amazon, Decatlhon, dentre outras. Se você tem um pouco mais de paciência, o AliExpress também pode ser uma alternativa para maiores quantidades.

Há muita variação por marca, daí é importante trocar ideias com os amigos. Particularmente, o autor desse texto não teve experiências positivas com a Adidas, ao contrário de outras marcas como Yonex, Head e Under Armour. Mas, experiências podem ser singulares. Daí, fica apenas como registro.

Conclusão

Se por ritual, orientação ou concentração, tocar na parede é um dos hábitos no Squash mais comuns. Mas teria como não ser? Afinal, ficamos dentro de uma quadra fechada por quatro delas durante o jogo. Daí, parece natural a aquisição desse comportamento. O que chamamos a atenção, contudo, é para tentarmos mudar isso quando se refere a enxugar suor. O cenário atual requer cuidados redobrados e precisamos de um espaço limpo e higiênico.

Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
274InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.