Jogo de Squash: o modelo do ovo frito

Se você já é um especialista no Squash, pode parar a leitura por aqui. O texto pode parecer trivial para seu nível de habilidade. Se, por outro lado, você se considera um eterno aprendiz, continue, pois estamos no mesmo barco. Essa postagem é sobre estratégia do jogo de Squash. Em particular, trata sobre noção de quadra e qual jogada escolher a depender de onde o adversário devolveu a bola.

A maioria de nós, quando iniciamos no jogo de Squash, recebe orientação para desenvolver técnicas base do jogo. Isto é, movimentação, terminação, posicionamento, regras etc. Pouco a pouco, começamos a jogar com outros oponentes. Quando eles são de nível superior, é comum nos sentirmos como um pato dentro de quadra, correndo de um lado para o outro desesperado atrás da bola. Basicamente, o jogo se resume a se defender devolvendo a bola de qualquer jeito (quando conseguimos).

Mas, talvez, não precisasse ou precisa ser assim de agora em diante. A noção de quadra é um dos aspectos que não é sempre ensinado. Ela pode ser aprendida a partir do primeiro dia ou iniciada na próxima sessão de treinamento. O desenvolvimento ocorre com a experiência ou consciência do jogador (quando joga ou treina). Não há, necessariamente, uma relação de dependência entre técnica e noção de quadra, embora possamos dizer que há uma associação. Isto é, uma não implica a outra, mas uma noção de quadra aliada uma técnica apurada é importante e faz a diferença.

Mas como desenvolver essa habilidade e saber escolher melhor as jogadas do jogo de Squash?

Bom, para isso, um guia interessante é o modelo do ovo escalfado1 (tradução literal do termo “poached egg model“) utilizado em conjunto com a estratégia de jogar pelas porcentagens. A ideia é dividir a quadra por zonas: os cantos da parede frontal e de fundo de quadra, o meio (T) e as paredes laterais do centro da quadra.

Em cada uma dessas localidades, há jogadas que apresentam maior probabilidade de acerto e, consequentemente, quando bem executadas, tendem a refletir em menores porcentagens de erros não forçados durante o jogo.

A figura a seguir ilustra essa ideia, que tomei a liberdade de chamar de modelo do ovo frito, já que me baseei em duas abordagens. Em outras palavras, achei melhor nomear com uma receita mais simples, já que meus dotes culinários não são tão apurados.

jogo-de-squash-squashistas
Guia do modelo do ovo frito
Posição Estratégia Melhores jogadas2
“Frito”
(cantos da parede frontal)
 Defender-se
Contra-atacar
  • Lobby
  • Curta
  • Cruzada
“Frito”
(cantos do fundo de quadra)
Defender-se
Trocar bola (rally)
  • Paralela média altura
  • Paralela alta
  • Boasts
Gema Atacar
  • Curta
  • Voleio curto
  • Paralela rasante 
Clara Trocar bola (rally)
Pressionar
  • Paralela
  • Curta
  • Boast (finta/pressionar)
2Jogadas com maior porcentagem de acerto
Fonte: http://squashanalytics.com; http://www.serioussquash.com

Conclusão

Tomando por base a referência da quadra de acordo com o modelo do ovo frito, a estratégia de jogar pelas porcentagens parece uma ideia simples de aplicar no jogo de Squash. Talvez, a maior dificuldade seja aplicá-la com boa técnica e durante todo a partida jogo, pois é comum que fatores de ordem física (cansaço, falta de condicionamento etc.) e de ordem mental (distrações, insegurança etc.) atrapalhem no desenrolar da partida.

Mas, de forma bem resumida, se isso ocorrer, vale a regra máxima do Squash: quando pressionado, tentar bater a bola para o fundo de quadra. Se estiver atrás do adversário, alta e colada na parede. Se estiver na frente do oponente, atacar com a bola rasante.

Essa estratégia do modelo do ovo frito é simples, mas precisa de treino e tempo de jogo ser aprimorada. Ela é, contudo, central no jogo de Squash. Tente analisar um rally dos profissionais e verá isso sendo aplicado na prática, com uma ou outra variação. Assista, por exemplo, o vídeo do nosso canal no Youtube (disponível nessa postagem) e tire suas próprias conclusões.

É verdade que há sempre um longo caminho para apurar a técnica e executar bem as jogadas. Todavia, que tal tentar aplicá-la na próxima vez que jogar? Pode ser que dê certo de alguma forma. Quem sabe, pode, pelo menos, diminuir o efeito pato em quadra.


1Para saber o que é um ovo escalfado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovos_escalfados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.