5 dicas para dominar o voleio curto no Squash

Quem nunca viu a bola se apresentando graciosamente para matar o ponto, mas na hora de executar o voleio ou entrega a bola de bandeja para o oponente ou joga na lata? Se você também acredita que melhorar as habilidades de executar voleios é essencial, então confira cinco dicas para dominar o voleio curto no Squash.

O inglês Nick Matthew sempre foi considerado um exímio executor de voleios em quadra. No seu livro autobiográfico, ele afirma que essa era sua principal jogada. Ou seja, o seu ponto forte, o que fazia de melhor.

Matthew é considerado um dos jogadores britânicos de maior sucesso na história. Campeão de três títulos mundiais e de praticamente todos os principais torneios profissionais. Sua tenacidade em quadra o permitiu superar adversários considerados mais habilidosos com a raquete nas mãos do que ele.

Para além de sua forma física excepcional, o ‘Lobo’, como era conhecido, era clínico ao contra-atacar seus oponentes. Utilizava para isso o chamado voleio curto. Ou seja, encurtava a bola no voleio, muito próximo a linha inferior para dificultar ao máximo a vida do adversário. Certamente, uma arma letal do jogador inglês.

Segundo Matthew, se você seguir essas cinco dicas para dominar o voleio curto no Squash, seu jogo melhorará incrivelmente.

Movimentação

Para  bater na bola de forma antecipada e tirar tempo do seu oponente, você tem que ser rápido. Se seus pés não estiverem prontos para se movimentar, a bola vai passar antes mesmo de você ter a oportunidade de atacar.

Não importa com qual perna você faz a base. Ou seja, mais importante é se posicionar de forma confortável, para executar bem a jogada. Por isso, o primeiro passo deve ser diagonal ao canto frontal da quadra.

Mente

Para que você deixe seus pés em posição de ataque, você precisa estar consciente do que o seu oponente está fazendo. Logo, ter um raciocínio rápido para poder acompanhar a trajetória da bola de forma antecipada é vital.

Raquete

dicas para dominar o voleio curto no squash
Imagem: squashmad.com

Você já deve saber disso. Raquete preparada é fundamental em qualquer situação. Isso não significa que ela deve estar colada ou tensa junto ao seu corpo.

Isto é, a raquete deve estar pronta e levantada já no início do movimento. Desse modo, você consegue se mover para acompanhar a trajetória da bola. Não se trata de fintar a jogada. Acima de tudo, você quer chegar na bola o quanto antes.

Impacto

Bata na bola o mais alto possível em sua trajetória. Deixe a face da raquete aberta, mas não tão plana. Relaxe seus dedos ao segurá-la, nada de tensionamento.

Dominar o T é essencial. Por isso, você precisa deixar um dos seus pés o mais próximo possível dessa posição e manter seu centro de gravidade.

Terminação

Quando você executa essa jogada, você não está tentando voltar para o T o mais rápido possível. Ou seja, é sua intenção tentar e finalizá-la naturalmente.

Por isso, a cabeça da raquete deve estar baixa e seus dedos relaxados. Assim, você assegura um espaço extra e garante que seu corpo não desequilibrará.

Conclusão

Quando se trata de voleio curto, Nick Matthew é um especialista. Consequentemente, suas dicas para dominar o voleio curto no Squash servem para orientar o treino dessa jogada e sua execução nas partidas.

Todavia, essa é uma das armas a serem utilizadas durante o jogo. Por se tratar de uma jogada que requer precisão, é necessário também cautela. Ou seja, é preciso estar seguro sobre a execução quando a oportunidade aparece.

Se você gostou desse texto, não deixe de ver também o modelo do ovo frito para entender outras estratégias que podem ser utilizadas durante o jogo com menos risco. Por fim, considere a importância da preparação mental para jogar. Afinal, ter confiança para executar bem as jogadas também passa pelo desenvolvimento desse tipo de habilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.