Estratégia no Squash: o papel da parede frontal

A parede frontal da quadra é um dos elementos mais importantes para se considerar em uma estratégia no Squash. Ela é grande e, afinal, representa onde a bola deve, necessariamente, bater em todas as jogadas. Todavia, nem todos se atentam para o papel que ela exerce durante o jogo. Há quem especule que boa parte das pessoas utilizam apenas 50% dela!

Faça uma autocrítica e analise quantas vezes, mesmo com toda a parede frontal disponível, você mandou a bola na lata. Isso acontece porque é comum priorizarmos curtas, boasts ou jogadas matadoras de forma precipitada. Sem contar que também é frequente tentar paralelas baixas que não chegam até o fundo de quadra e negligenciar o lobby.

O que isso quer dizer? Que a estratégia no Squash deve considerar o papel da parede frontal em toda e qualquer jogada consciente. Ou seja, não se trata apenas de pensar a paralela, por exemplo, e bater com toda a força possível. É preciso também considerar zonas alvo, que podem ser divididas em pelo menos três ou mais.

ZONA 1

A zona 1 da parede frontal não precisa de muita explicação. Afinal, basicamente ela se resume ao alvo de curtas, boasts e quando se quer tentar matar o ponto com uma paralela ou cruzada bem baixinha.

ZONA 2

Quando se tenta jogar uma paralela do fundo de quadra, é muito comum que a bola bata muito abaixo da linha de saque. Ou seja, o jogador tenta apenas devolver, sem atentar qual o melhor local para mirar seu retorno. Logo, ou a jogada é muito bem executada, ou se coloca em apuros. Afinal, se não for forte o suficiente e colada a parede frontal, a bola vai ficar do meio para a frente e isso vai gerar pressão contra si.

Ainda assim, na maior parte das vezes em que se tenta fazer isso, há muita inconsistência entre os jogadores. Daí o adversário fica sempre a um passo da bola, continuando com o domínio do T. É preciso lembrar que o principal objetivo de uma paralela ou mesmo uma cruzada é tentar tirar seu oponente da zona de conforto no meio da quadra. E isso só acontece se você conseguir mandar a bola para o fundo de quadra, para que você possa a assumir o controle do T.

O modo mais simples de fazer isso é bater na bola sem tanta força, mas não tão fraco e lento. Ou seja, estabelecer como alvo da parede frontal a linha de saque. Acredite, com essa estratégia no Squash, sua batida vai ter um ritmo e altura suficiente para que a bola chegue até o final da quadra. Simples e eficiente.

ZONA 3

A maioria dos jogadores utilizam como estratégia no Squash bater forte na bola. Isto é, seja para sair de uma situação de apuros ou para tentar definir uma jogada. Logo, negligenciam a zona 3. Em outras palavras, esquecem que a parte superior da parede frontal também é importante. Afinal, bater suavemente e próximo a linha superior vai tirar a chance do adversário tentar o voleio, além de proporcionar tempo para voltar para o T.

CONCLUSÃO

Como qualquer estratégia no Squash, parece sempre mais fácil ler ou escutar do que executar durante o calor da partida. Todavia, nosso esporte é um verdadeiro xadrez mental. Por isso, é importante para e tentar treinar situações que exijam pensar sobre o uso correto da parede frontal em cada jogada. Afinal, a repetição é que vai levar a automatização. Como fechamento, aqui tem o resumo:

  • Quer atacar ou se defender na jogada, então a escolha é pelas zonas 1 ou 3;
  • Quer simplesmente mover seu adversário do T, para mandar a bola para o fundo de quadra, então a zona 2 é uma boa escolha.

Para visualizar essas escolhas, além do vídeo aqui do squashistas, veja também o que foi publicado pelo SquashSkills. Embora eles ampliem para quatro zonas, a ideia básica é a mesma. Ou seja, para ajudar a estabeler uma estratégia no Squash ao efetuar cada jogada.

Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.