Jogadas de Squash mais frequentes: você sabe quais são?

Você já parou para pensar quais são as jogadas de Squash que mais ocorrem durante um jogo? Sim, sei desde o início somos ensinados que devemos mandar a bola para o fundo de quadra e, preferencialmente, utilizando a paralela. Todavia, acredite, há um pouco mais de detalhes que são interessantes de se contar aqui também. Afinal, sabemos que uma partida não se resume apenas a essa filosofia. Ou seja, voleios, boasts e curtas também são opções.

Para explorar essas variações, recebemos do professor Marcelo Abelheira, do Clube Campestre de Nogueira de Petrópolis, no Rio de Janeiro, uma análise sobre as jogadas de Squash mais frequentes. Além de curiosa, ela ajuda a entender mais o jogo e pode contribuir para montar uma estratégia de treinamento. Logo, a seguir, apresentamos o detalhamento do estudo.

MÉTODO PARA ANÁLISE DAS JOGADAS DE SQUASH

O método para analisar as jogadas de Squash teve a seguinte lógica:

  • O lado do jogador em que o golpe é realizado;
  • Se o golpe é efetuado antes ou depois do quique da bola;
  • A trajetória da bola após o golpe;
  • A força/altura da bola após o golpe.

Todas as jogadas foram analisadas após a recepção do saque. Afinal, tanto o lado  pode ser previamente definido quanto prevalece o voleio nesse tipo de situação. Além disso, em todos os jogos, os dois jogadores eram destros. Por isso, forehand e backhand representam, respectivamente, lado direito e esquerdo da quadra, tomando por referência a parede frontal da quadra.

A análise abrangeu 1366 jogadas, executadas por 14 jogadores, distribuídos em sete partidas de diferentes categorias. Ou seja, variou de jogadores profissionais internacionais a atletas que jogam na terceira classe da Federação de Squash do Estado do Rio de Janeiro. Foram seis jogos de classes masculinas e uma feminina (primeira classe brasileira).

RESULTADOS

Na média geral, houve uma predominância de jogadas no backhand. Ou seja, uma intenção clara aqui é que se tenta explorar o suposto lado mais fraco do adversário. Por isso, é importante atentar para o desenvolvimento adequado de jogo nos dois lados da quadra.

Também se observou que quanto menor a classe, o número de voleios cresce. Isso decorre da precisão técnica. Ou seja, em geral, jogadores com mais habilidade conseguem bater a bola mais colada a parede lateral ou fora do alcance do voleio.

Dentro do que era esperado, a paralela foi, em geral, a opção mais utilizada, seguida da cruzada e do boast. Naturalmente, isso se reflete na maior quantidade de bolas para o fundo de quadra em contrapartida a bolas curtas.

A figura a seguir apresenta o detalhamento completo das jogadas analisadas por cada categoria.

jogadas-squash
Fonte: Marcelo Abelheira

CONCLUSÃO

Todo estudo tem suas limitações. Por isso, para uma generalização, seria interessante ter uma amostra maior, considerando todas as classes observadas, diferentes regiões e outros aspectos metodológicos.

Todavia, a análise do professor Marcelo Abelheira tem o mérito de nos proporcionar evidências sistematizadas para ajudar a entender melhor nosso esporte. Ou seja, por meio do método utilizado, foi possível perceber que, de fato, a paralela de fundo de quadra está entre as jogadas de Squash mais utilizadas, o que vai ao encontro do que é observado no cotidiano do esporte.

Portanto, cabe aqui agradecer o estudo recebido para que pudéssemos compartilhar no nosso blog. O professor Marcelo Abelheira também tem um canal no Youtube e um livro básico sobre Squash que, embora voltados para iniciantes, valem a pena de se conferir por qualquer squashista. Você pode acessá-los nesses links:

Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.