Etiqueta e boas maneiras no Squash

Creio que a maior parte de nós tem alguma noção de como se comportar dentro e fora de quadra. Mesmo assim, todos somos humanos e passíveis de erro. Eu mesmo me arrependo bastante de ter “perdido a cabeça” em algumas ocasiões. Afinal, não é bom para quem joga, quem arbitra e quem assiste. Esse tipo de situação tende a ocorrer conosco tanto por fatores pessoais (personalidade) como por questões externas (desconhecer regras). Portanto, aqui apresentamos sugestões interessantes de etiqueta e boas maneiras no Squash disponíveis na Internet, para dentro e fora de quadra.

É um misto de aspectos oficiais das regras e de senso comum. O propósito é tentar contribuir para um melhor aproveitamento do jogo para todos os envolvidos. Afinal, é sempre bom lembrar que o Squash é referenciado como um esporte de cavalheiros, que contribui, inclusive, com a formação do caráter.

Etiqueta e boas maneiras no Squash: antes de ir jogar

Tenha certeza que está usando roupas apropriadas para o Squash. Ou seja, nada de jeans ou roupas para ir a praia. Preferencialmente, vestir camisetas com gola redonda ou polo para ambos os sexos. Homens devem utilizar short ou bermudas, evitar regatas, e mulheres vestidos de Tênis ou saia ou short. Lembre-se de levar óculos de proteção.

Utilize tênis apropriados, com solados que não marquem a quadra (“non marking”) e evite utilizá-los na “rua” para não trazer sujeira para a quadra, o que pode torná-la perigosa.

Etiqueta e boas maneiras no Squash: durante o aquecimento

Compartilhe a bola! Isto é, bata no máximo duas ou três vezes para você e depois devolva para o seu oponente. É comum um dos jogadores pensar que o aquecimento é só para si, batendo a bola cinco, seis vezes e depois entregar com uma jogada no “nick” (quina) ou um boast. Isso não é elegante e respeitoso com o adversário. Se for involuntário ou se isso ocorrer por desconhecimento, então, simplesmente, esclareça educadamente.

Etiqueta e boas maneiras no Squash: durante o jogo

Se não tiver juiz na partida, combine com os demais jogadores de chamar o placar de forma audível. Quando for sacar, tenha certeza que seu oponente está pronto. Sacar rápido quando o adversário não está esperando é deselegante. Por isso, se necessário, pergunte.

Imagem: squashplayer.co.uk

Se você estiver na frente da bola, e se ela quicar duas vezes ou for baixa, acuse imediatamente, sem questionamentos. Se você impediu o oponente de fazer a jogada, ofereça o ponto (“stroke”).

Quando pedir por um let, a forma correta é “Let, por favor”, e não simplesmente “Let”, que é desrespeitoso por ser imperativo, fora do espírito esportivo. E só o peça se realmente tiver condições de chegar na bola, não tente enganar.

O Squash é um jogo contínuo, está na regra. Por isso, não catimbe amarrando o tênis fora de hora ou para ganhar tempo. Como se diz no Futebol, não faça “cera”. Isto é, fique pronto o mais rápido possível para reiniciar o jogo e os pontos.

Etiqueta e boas maneiras no Squash: quando o jogo terminar

Sempre cumprimente o adversário e agradeça ao árbitro.

Resumo de etiqueta e boas maneiras no Squash

FAÇA
  • Utilizar os quatro minutos de aquecimento (dois minutos em cada lado) de forma justa
  • Bater a bola duas vezes para si e devolver para o adversário. É muito irritante quando um jogador acha que só tem ele em quadra
  • Fazer a sua parte, ler as regras e ajudar na arbitragem dos jogos no seu clube e região
  • Sempre cumprimentar o adversário ao final do jogo e agradecer ao árbitro
NÃO FAÇA
  • Pedir um let quando não for o caso ou tentar enganar e ganhar tempo entre os pontos
  • Utilizar linguagem inapropriada em quadra. Além de ser rude, de acordo com as regras, o árbitro pode penalizar por isso
  • Bater na bola se achar que colocará o adversário em risco. Lembre-se que provavelmente será um stroke
  • Discutir com o juiz ou questionar suas marcações

O artigo 15 das regras oficiais trata sobre conduta. Na dúvida, consulte-o sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

ENTENDA O SQUASH

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.