Cachos de bananas são quase que uma parte da decoração de qualquer residência e até mesmo em academias e clubes esportivos. Presença garantida em torneios também. Ou seja, parece um item obrigatório tanto quanto móveis dentro de casa e os apetrechos de treino. Afinal, os benefícios da banana para o Squash são condizentes com a fama energética dela para a prática esportiva.
Essa fruta é uma das mais consumidas no mundo, sendo cultivada em mais de 100 países. Acredite, mais bananas são consumidas no Estados Unidos e Brasil do que maçãs e laranjas combinadas. A razão mais comum para seu sucesso no meio esportivo, como dito, é seu potencial energético. Afinal, elas contém, em média, 25 gramas de carboidratos, dos quais quase metade são açúcares simples.
Carboidratos são, como ressaltado em outro post, elementos centrais tanto para o pré quanto o pós-treino. Logo, a banana se apresenta como um fornecedor natural desse macronutriente. Estudos já evidenciaram, todavia, que a frutose contida nessa fruta não é, na verdade, a melhor fonte de carboidratos para atletas quando consumidas isoladamente.
Outros tipos como a glicose e a maltodextrina podem ser mais efetivas para propósitos mais imediatos pré e pós-treino. Por isso, bebidas como o leite achocolatado tem sido propostas como uma boa opção para rápida e conveniente recuperação.
CONSUMA BANANAS DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA
Ora, mas se os benefícios da banana para o Squash são limitados imediatamente antes e após o exercício, que outros ganhos se pode obter consumindo-a? Na verdade, a ingestão mais efetiva dessa fruta para ajudar no desempenho esportivo é durante os jogos ou treino.
Um estudo científico evidenciou que várias bananas consumidas ao longo de um treinamento intenso de ciclismo foi mais efetivo do que a ingestão de bebidas esportivas em vários indicadores. Isto é, resultados, nível de glicose no sangue, inflamações pós-treino e nível de imunidade. Além disso, sendo tão macia e fresca, não houve relatos de problemas digestivos para nenhum dos participantes no estudo.
A receita do sucesso da banana é atuação conjunta dos outros nutrientes presentes nessa fruta. Ou seja, elas são uma excelente fonte, por exemplo, de vitamina B6. Isso sem contar elementos importantes como magnésio, manganês e potássio. Esse último, inclusive, tem sido associado na prevenção de cãibras musculares. As bananas também possuem serotonina e dopamina, que podem melhorar a capacidade antioxidante do corpo e ajudar no combate ao estresse.
CONCLUSÃO
Aqui você já deve ter concluídos que os benefícios da banana para o Squash não podem ser desprezados. Afinal, além da lógica nutricional, elas são baratas e fáceis de achar no nosso país. São ideais para qualquer squashista durante o tempo que jogamos ou treinamos.
Todavia, vale ressaltar que isso é ainda mais recomendável após pelo menos uma hora de atividade física mais intensa. Em conjunto com bebidas esportivas (gatorade, por exemplo), a banana ajuda a na aquisição de um mix de nutrientes e sais minerais essenciais para o correto funcionamento corporal.
Por isso, meu amigo, os benefícios da banana para o Squash são de primeira ordem. Afinal, quem aqui não acaba sempre passando mais de uma hora na quadra com os amigos? Logo, a receita está dada. Isto é, da próxima vez que for jogar, leve um cacho de bananas e compartilhe com turma!
Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.