Que uma alimentação saudável é essencial para qualquer pessoa, todo mundo já está “careca de saber”. Todavia, alguns alimentos nem sempre são associados a uma dieta mais equilibrada ou com potencial de consumo para quem é envolvido em atividade física. Por exemplo, você conhece, os benefícios do chocolate escuro para o Squash?
Curiosamente, uma das postagens mais populares aqui do blog squashistas é sobre os benefícios do leite achocolatado para o Squash. Isso pode significar que chocolate também é uma paixão dos praticantes do nosso esporte. Por isso, agora é hora de explorar um pouco uma variante desse alimento.
Aqui no Brasil, popularmente, o chocolate escuro (“dark chocolate” na nomenclatura em inglês e “chocolate noir” em francês) é chamado de chocolate amargo. Entretanto, isso, não necessariamente, faz jus esse alimento.
A IMPORTÂNCIA DO CACAU
É senso comum que o chocolate, em geral, não é considerado o alimento mais saudável. Afinal, via de regra, possui muito açúcar e gordura na sua composição. O cacau, por outro lado, tem sido vinculado a vários benefícios para a saúde.
É justamente nesse ponto que encontramos os benefícios do chocolate escuro para o Squash. Afinal, a versão escura desse alimento é considerada uma excelente fonte de cacau com baixos níveis de açúcar e gordura.
Cacau é uma boa fonte de ferro, magnésio, manganês, fósforo e zinco. Além disso, tem antioxidantes catequinas e procianidinas. Alimentos ricos em cacau tem sido vinculados também a benefícios do sistema cardiovascular.
A evidência desses efeitos do chocolate, contudo, não são conclusivas. Logo, para a maioria das pessoas, o consumo desse alimento deve ser moderado diante dos já mencionados níveis de açúcar e gordura presentes em sua composição.
DE ONDE VÊM O BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE ESCURO PARA O SQUASH, ENTÃO?
Há uma teorização de que o chocolate escuro pode ter um benefício parecido com o da beterraba. Ou seja, dado que ambos possuem uma substância chamada epicatequina, que é um tipo de flavonoide encontrada na semente de cacau e que aumenta a produção de óxido nítrico no corpo. E esse é, justamente, o mesmo mecanismo pelo qual a beterraba auxilia para o aumento de desempenho.
Cientificamente, um estudo da London Kingston University investigou esse relacionamento. Isto é, por meio de um estudo com um grupo de ciclistas, o pesquisadores estudaram o efeito do consumo de 40 gramas de chocolate escuro a partir de um período de duas semanas antes e depois.
Os pesquisadores descobriram que após as duas semanas de intervenção, os ciclista conseguiram pedalar em um ritmo constante de forma mais eficiente, bem como aumentar a distância percorrida em um teste de dois minutos simulando um trajeto plano.
Obviamente que esse resultado é de interesse para nós squashistas. Afinal, economizar esforço e ter a habilidade de se manter em alta intensidade por períodos mais longos são essenciais para o desempenho dentro de quadra.
CONCLUSÃO
Eu sei que você pode estar com um sorriso no rosto e já ter incluído uma barrinha extra de chocolate na lista do supermercado a essa altura. Contudo, muita calma nessa hora! Vale salientar, mais uma vez, que não há nada conclusivo ainda. Isto é, apesar do resultado interessante, esse foi apenas um pequeno estudo e mais pesquisas estão em andamento.
Apesar disso, se você também é daqueles que adoram chocolate, é animador ter a perspectiva de que esse tão querido alimento, na sua versão escura, pode contribuir para nosso desempenho em quadra. Como último lembrete, o ideal, vale lembrar, em qualquer situação envolvendo alimentação, é ter apoio de um profissional especializado em nutrição.
Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.