Como melhorar no Squash: siga essas dicas

Infelizmente, não tem como melhorar no Squash do dia para a noite. O caminho ideal é treinar de forma mais inteligente. Claro que isso deve ser acompanhado do desenvolvimento técnico de diversos aspectos do jogo. Um adágio conhecido diz que “a prática não leva a perfeição, apenas a prática perfeita faz a perfeição.

Vários livros abordam esse tipo de temática. O website squashclub.org recomenda pelo menos dois. São eles o “O talento é supervalorizado” (tradução literal de “Talent is overrated”, sem edição em português) e “Fora de série – Outliers: Descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não”. Em ambos, os principais ingredientes para o sucesso são:

  • Um bom treinador para trabalhar aspectos técnicos
  • Paixão
  • Treinamento deliberado (voltado para um fim específico)

TÉCNICA, PAIXÃO E TREINAMENTO DELIBERADO

O primeiro ponto é fundamental. Afinal, você precisa ter uma técnica correta para saber como melhorar no Squash. Sem isso, você fica em desvantagem, já que você tem deficiência em um aspecto essencial do jogo.

O segundo ponto, paixão, é tão óbvio quanto o anterior. Afinal, se você não a tem pelo seu hobby, terá muito menos propensão em dar tudo de si por ele. Isto é, você vai continuar melhorando, mas não tão rápido como alguém apaixonado pelo Squash.

O terceiro e último ponto é, talvez, o mais importante e mal-entendido. Afinal, simplesmente ficar treinando as jogadas preferidas repetitivamente não vai te fazer melhorar no Squash. Ou seja, é preferível estabelecer objetivos específicos e desafiadores que estimulem seu cérebro a se adaptar a algo novo.

Em outras palavras, o treinamento deliberado diz respeito a focar nas suas fraquezas. Mas, antes, é preciso que você seja ensinado a corrigir a técnica primeiro. Além disso, esse tipo de prática também significa que você deve tentar medir seus erros. Isto é, você deve ser capaz de identificar em que precisa melhorar para acompanhar seu progresso.

COMO MELHORAR NO SQUASH JOGANDO

A maioria dos squashistas acredita que a única forma de melhorar no Squash é jogando com jogadores melhores. Todavia, isso não é necessariamente correto. Na verdade, jogar apenas com quem tem um nível melhor do que você pode piorar o seu jogo.

Claro que é bom jogar com esse tipo de jogador para identificar suas fraquezas. Mas, não se engane ao achar que você vai melhorar no Squash perdendo continuamente para esses adversários.

Você deve pensar e trabalhar seu jogo também com oponentes de igual e menor nível de habilidade. Com esse último tipo de jogador, você pode trabalhar o seu treinamento deliberado. Ou seja, igualando o jogo para ambos.

Como é sabido, a variedade é o tempero da vida. O excesso de algo nunca é bom. Por isso, alterne o tipo de oponente que você joga e tenha a correta expectativa do que se espera alcançar em cada jogo. Para encontrar a melhor maneira de como melhorar no Squash, você tem que aceitar que sempre há uma forma melhor de fazer o que quer você esteja fazendo.

UM CASO PRÁTICO

Acredite, até mesmo o melhores jogadores continuamente buscam formas de melhorar no Squash. E isso inclui mudanças em termos de execução técnica. Um caso famoso é o do inglês Nick Mattew, ganhador de diversos torneios ao longo da carreira e ex-número 1 do mundo.

Em seu livro autobiográfico, “Suando sangue: my life on Squash” (tradução literal de “Sweating Blood: my life in Squash”, sem edição em português), ele relata isso. Ou seja, em determinado momento de sua carreira, ele diz que uma das mais difíceis e importantes mudanças foi trocar de treinador.

Segundo o jogador, ele precisava melhorar aspectos técnicos de seu jogo se quisesse progredir e chegar a primeira colocação do ranking mundial. Naturalmente, foi preciso algum tempo de treinamento duro até o cérebro e o corpo entenderem a nova dinâmica. Nesse período, segundo conta o atleta no livro, isso envolveu, inclusive, perder para jogadores que tradicionalmente ele ganhava facilmente.

Isso significa que você deve constantemente procurar encontrar e aprender novas técnicas e estratégias para seu jogo. E lembre-se que seu progresso será claramente mais lento que o de qualquer profissional. Afinal, como diz o próprio Nick Matthew em seu livro, “enquanto você passa oito horas no escritório trabalhando, eu passava oito horas treinando”.

CONCLUSÃO

Parece fácil progredir no início. Mas a medida em que você sobe de nível, fica mais difícil saber como melhorar no Squash. Por isso, a dica final é tentar seguir uma filosofia do tipo “treine inteligentemente, não necessariamente apenas mais forte”.

Treinar de forma inteligente diz respeito à:

  • Tente treinar com bons treinadores (não confunda bom jogador com bom treinador)
  • Participe de torneios para identificar fraquezas e aprender ao observar jogadores melhores em ação
  • Acompanhe vídeos de campeonatos profissionais (a SquashTV está aí para isso também)
  • Veja vídeos com foco em treinamento também (há vários disponíveis no Youtube)
  • Leia livros/blogs relacionados ao Squash
  • Tente compartilhar e obter informações sobre o Squash na internet (a comunidade do Squash no Reddit é um bom local, embora em língua inglesa)

Por fim, lembre-se que seu treinamento deve ter um foco. Afinal, sem isso, você pode acabar treinando determinados aspectos mais do que o necessário. Ou seja, acaba negligenciando o que realmente importa.

Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
268InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.