A devolução do saque no Squash é um momento importante em qualquer partida. Por isso, é importante ter uma mentalidade positiva para se concentrar antes da recepção. Com razoável frequência, os squashistas não dão a atenção devida nessas ocasiões. Mas, acredite, isso é tão fundamental que o blog do Squashskills dedicou uma reflexão sobre, e que adaptamos aqui.
PONTO DE PARTIDA
Então você acabou de perder o ponto. Seu adversário vai para o quadrado de saque e você se dá conta que uma recepção mal executada pode te render não apenas um, mas dois em poucos segundos. Isso acontece frequentemente, acredite, e pode gerar uma efeito bola de neve. Isto é, pode até ocasionar um momento negativo na partida para você. E para sair dele, às vezes, é um tanto difícil. Afinal, se acontece mais para o final do game, pode ser catastrófico para o jogo.
Para superar, a dica é desenvolver uma mentalidade positiva desde o início. Em particular, aqui, no momento logo antes do saque do adversário. Ou seja, concentre-se em visualizar sua devolução do saque para o fundo de quadra. Se isso ocorre, com boa linguagem corporal, inclusive, você vai mandar seu oponente para uma posição difícil e poderá controlar o T.
A melhor devolução do saque no Squash ocorre quando um jogador consegue jogar a bola com profundidade. Afinal, é muito provável que isso o proporcione a possibilidade de efetuar um voleio curto ou encurtar a bola na próxima jogada. E isso significa uma estratégia simples, mas eficiente.
Parece simples, mas muitos negligenciam a devolução do saque no Squash. Alguns dão pouca importância, sem se dar conta que esse aspecto pode decidir o jogo, inclusive naqueles momentos mais cruciais, quando a partida está bem apertada. Nunca esqueça que o comando do ponto se inicia também nessa ocasião.
MENTALIDADE POSITIVA PARA A DEVOLUÇÃO DO SAQUE NO SQUASH
Ok, falar é mais fácil do que fazer. Mas aqui vai uma dica, afinal, tudo é uma questão de treino. Para estabelecer uma mentalidade positiva, uma alternativa prática e útil é dizer para si mesmo algumas frase que podem servir de gatilho para a concentração. Ou seja, algo como:
- “Concentre-se em um voleio longo”
- “Seja positivo e termine o movimento da batida”
- “Observe e acompanhe o saque dele”
- “Bata a bola alta e colada”
- “Volte para o T o mais rápido possível”
- “Trabalhe duro para uma boa base”
- “Transfira o peso do corpo para a batida”
Claro que são apenas sugestões. Você mesmo pode estabelecer sua própria frase de gatilho. Essas são um bom início para iniciar o estabelecimento de uma mentalidade positiva para a devolução do saque no Squash. Afinal de contas, já é bom começo para ter um melhor aproveitamento dessa habilidade, fundamental para seu jogo melhorar.
VARIAÇÕES NA DEVOLUÇÃO DO SAQUE NO SQUASH
Uma tática alternativa que também pode ser considerada é o placar do jogo. Ou seja, há momentos em que não há tanta pressão. Você está confiante e folgado no na pontuação. Logo, nesse momento, não há nada errado em tentar matar o ponto logo de cara na devolução. Se a bola vier “dando sopa” para isso e a mentalidade estiver positiva e confiante, vá com tudo e ataque.
Todavia, seja cauteloso se, ao tentar uma ou duas vezes, você, na verdade, presentear o adversário. Afinal, pode também virar o momento do jogo em favor dele. Por isso, é de fundamental importância que você faça isso apenas quando os riscos forem baixos e a recompensa ser potencialmente alta.
Se executada com sucesso, no tempo certo, pode murchar seu oponente e desestimular qualquer esperança dele em voltar ao jogo.
COMO VOCÊ LIDA COM A DEVOLUÇÃO DO SAQUE NO SQUASH?
Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.