Como melhorar no Squash variando tipos de jogadores

Amr Shabana, um dos maiores jogadores de Squash de todos os tempos, tentou explicar como uma das razões para o sucesso egípcio a quantidade de bons jogadores que os jovens atletas daquele país tem a oportunidade de jogar contra desde logo cedo na sua formação. Sim, também acreditamos que isso é uma excelente forma para aprender a como melhorar no Squash.

Todavia, nem todos estão rodeados de grandes jogadores ou de profissionais. Afinal, cada localidade tem suas particularidades e, sabemos que nosso esporte não é dos esportes mais difundidos e populares. Por isso, é importante aprender a como melhorar no Squash considerando o seu contexto.

E aqui vão algumas dicas, adaptadas do Blog Squashclub.org, que servem para todos. Se  você já tem um nível muito bom, utilize-as para manter os jogos desafiadores e interessantes. Isto é, tentando vencê-los, por exemplo, explorando o seus próprios ponto fracos.

COMO MELHORAR NO SQUASH JOGANDO COM ALGUÉM DE NÍVEL INFERIOR

Se o seu oponente é apenas um nível (pode ser uma classe ou duas) inferior ao seu, vocês podem estabeler algumas regras para tornar o jogo mais interessante. Ou seja, condicionando a partida limitando o que pode ser feito na frente e no fundo de quadra.

No fundo de quadra, por exemplo, o jogador melhor pode tentar forçar cada jogada para bem próximo da linha de baixo. Assim, o outro jogador trabalha boasts e curtas e força o melhor jogador a sempre tentar contra-atacar com bolas de fundo de quadra sob pressão. O inverso também se aplica. Isto é, quando na frente de quadra, o jogador melhor vai tentar encurtar, matar o ponto, e o outro jogador tentará trabalhar a bola para o fundo de quadra.

Outras variações que podem ser estabelecidas são: evitar bolas cruzadas (todos devem apenas jogar paralelas); jogo apenas na frente ou no fundo de quadra; e, se o jogador adversário for um iniciante, você pode praticar jogadas específicas, como devolver apenas batendo a bola no vidro.

COMO MELHORAR NO SQUASH EVITANDO JOGADORES MELHORES

Iniciamos esse artigo ressaltando a importância de estar rodeado de bons jogadores no local em que você joga. Há um mantra que se aplica a vários contextos que diz que você é tão bom quanto aqueles que o rodeiam. Mas, acredite, isso nem sempre vai te ajudar a aprender a como melhorar no Squash.

Na verdade, jogar apenas com quem é melhor, pode piorar seu jogo. Claro que, de vez em quando, é oportuno para tentar identificar fraquezas no seu jogo. Mas, não se engane achando que vai melhorar no Squash ao perder continuamente para quem  joga melhor do que você.

Lembre-se que nesse tipo de jogo, a tendência é que você fique continuamente sob pressão, enquanto seu adversário calmamente controla o jogo. O adágio “sem dor, sem ganho” é importante, mas depende do contexto e do objetivo estabelecido.

Sob pressão, você acaba muito mais responsivo do que estratégico. Ou seja, tende a não conseguir desenvolver, por exemplo, jogadas de ataque, ficando muito mais defensivo, só devolvendo a bola. Afinal, manter bem a concentração quando se está cansado não é fácil, e daí para levar a uma frustração dentro do jogo pode ser rápido.

CONCLUSÃO

Aprenda a como melhorar no Squash com jogadores de nível igual ou inferior ao seu. Isto é, com aqueles de menor habilidade, foque no que você considera que precisa desenvolver, seus pontos fracos. Isso vai tornar o jogo igual para os dois.

Como se sabe, a variação é o tempero da vida. Muito de algo nunca é bom. Varie os tipos de oponentes e estabeleça as expectativas certas para o que você quer alcançar ao jogar com cada um.

Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.