6 Dicas para jogadores de Squash de todos os níveis

Que o Squash é um jogo com grandes exigências em termos físico, técnico e tático, não é novidade. Todavia, ele também é acessível a qualquer pessoa. Afinal, quando se entra em quadra, a vontade de vencer pode superar qualquer adversidade. Por isso, aqui vamos apresentar dicas para jogadores de Squash que se aplicam em qualquer nível nível de habilidade, não apenas para iniciantes.

ENCONTRE UM LOCAL CONVENIENTE E ADEQUADO PARA PRATICAR

Com a correria do cotidiano, é sempre bom ter um pouco de conveniência. Por isso, é preferível que se encontre um local para jogar perto de si. Claro que nem sempre é possível, mas, em tendo a opção, isso é importante. Se puder escolher, opte também por um local com torneios do tipo escada já organizados e com pessoas interessadas à frente dos projetos.

Dentre outras dicas para jogadores de Squash, o ideal é optar por professores do nosso próprio esporte, que realmente joguem e não por profissionais (exemplo: tênis) que fazem umas horas extras. De início você vai necessitar de uma forte motivação por parte do professor. Afinal, as bases técnicas corretas são fundamentais para o desenvolvimento do seu jogo.

TENHA AULAS DE SQUASH

Mesmo que você não possa manter treinos com frequência, faça um esforço e tente, pelo menos, fazer uma série de 8 ou 10 aulas com um bom professor. Ele vai te ensinar as bases de como segurar a raquete, as regras, bater a bola e como se movimentar em quadra.

Além disso, dentre outras dicas para jogadores de Squash, o ideal é que ele também te oriente sobre preparação física, táticas e esquemas de treino para praticar sozinho e com outro parceiro. O Squash é esporte que requer técnica, sendo imprescindível para quem o quer praticar, ter uma orientação correta desde o início.

ENCONTRE UM PARCEIRO DE TREINO OU JOGO

Squash é um esporte praticado por duas pessoas em quadra. Logo, é sempre bom contar com um amigo ou ter um parceiro de jogo ou treino. Tente encontrar outra pessoa de nível parecido que tenha os mesmos objetivos que os seus e encare o esporte com a mesma convicção.

Dentre outras dicas para jogadores de Squash, é possível fazer sessões de treino para ganhar consistência sobre as técnicas e táticas básicas, bem como se ajudar a analisar o jogo um do outro. Sempre que possível, claro, também jogue com outros jogadores.

Você pode pedir, por exemplo, que alguém com um nível mais elevado de jogo, “bata uma bola” contigo, nem que seja só um game. O ideal, nesse caso, tentar observar o que ele faz para dificultar te deixar em apuros dentro de quadra.

Além disso, procure sempre o “feedback” de alguém que o viu treinar e jogar e aceite conscientemente os seus erros para os poder modificar. Afinal, não vale a pena gritar e bater com a raquete pois nunca ninguém pode exigir de si aquilo que não sabe.

TREINE SOZINHO EM QUADRA TAMBÉM

O Squash é um esporte que requer autoaprendizagem também. Uma parte disso ocorre por meio de esquemas mentais. Por isso, treine sozinho também. Ou seja, bata a bola contra uma parede, tentando desenvolver determinadas técnicas. Bons vídeos, com dicas para jogadores de Squash, você encontra no Canal do Youtube do squashskills e recomendamos, também, dentre outros, o seguinte:

Outro bom exercício é bater bolas paralelas o máximo de vezes possível para ganhar consistência e controle na batida básica. Afinal, bater a bola aleatoriamente com força e correr atrás dela o tempo todo não é Squash.

ASSISTA A OUTROS JOGOS

Acredite, dentre as dicas para jogadores de Squash, essa é uma elementar. Deve fazer parte da rotina em qualquer nível. Ou seja, assista e analise os jogos de jogadores com um nível mais alto. Assim, você tem ideia do que é realmente um jogo com relação à escolhas e estratégias.

O Canal no Youtube da SquashTV é um prato cheio para isso. Como provavelmente se gosta de ver os profissionais jogando, isso acaba aumentando a motivação para jogar e evoluir. Além disso, sempre que possível participe de torneios não apenas para jogar, mas também para assistir aos jogos com melhor nível técnico. Afinal, é a oportunidade de ver presencialmente, e isso faz diferença.

ALONGUE, FORTALEÇA SUA MUSCULATURA E MELHORE O PREPARO FÍSICO

Independentemente da idade e nível de jogo, você precisa se engajar em uma alongamentos, alimentação balanceada, fortalecimento da musculatura e melhor preparo físico. Isso vai te ajudar a tirar melhor proveito do jogo. Ou seja, contribui para estar em forma e evitar as lesões.

Alongar os músculos antes e depois de jogar é essencial, tal como fazer preparação física nos dias em que não joga. Como foi dito no início, o Squash é exigente fisicamente. Por isso, tenha em mente a importância de deixar seu corpo preparado para isso.

CONCLUSÃO

Dicas para jogadores de Squash são sempre importantes. Afinal, todos queremos aproveitar bem o esporte. Ou seja, jogar, se divertir e estar livre de lesões. O texto é mais um guia que se deve tentar seguir, já que, por vezes, nos deixamos levar pelo automático no cotidiano. Por isso, esperamos que, de tempos em tempos, você pare e reflita sobre o que tem feito para melhorar seu nível de jogo.

Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
274InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.