Quando se é iniciante no Squash, e aqui nos referimos basicamente a maior parte dos squashistas amadores, por mais que pensem ser profissionais, a melhor estratégia de jogo no Squash é manter a simplicidade. Afinal, ninguém aqui ainda é Mohamed El Shorbargy, Gregory Gaultier ou Jonathon Power, que adotam estratégias específicas a cada jogo.
Mas, o que significa manter a simplicidade como estratégia de jogo no Squash?
Bom, primeiro, lembre-se que você não vai vencer uma partida acertando apenas bola no nick, por exemplo. Jogadas vencedoras (winners, no termo em inglês) não acontecem a todo momento. Na verdade, você vai ganhar o jogo melhor ao ser mais consistente que seu adversário.
Quando você joga com alguém melhor que você, em geral, é como se fosse uma sessão de tortura. Ou seja, seu oponente vai fazer você sofrer com trocas de bolas prolongadas, vai te jogar de um lado para o outro da quadra até você se esgotar fisicamente. No fim, você vai ficar de língua de fora e pedindo arrego.
Por isso, a sugestão para melhorar sua estratégia de jogo no Squash é treinar sua consistência. Para isso, mais do que simplesmente bater forte na bola, você precisa melhorar sua técnica. E isso inclui manter a raquete prepara sempre e ser capaz de manter uma troca de bola na paralela, tentando mirar um pouco acima da linha de saque.
Regras de simplicidade para iniciantes
A primeira regra para manter a simplicidade na estratégia de jogo no Squash é bater a bola para onde seu adversário não está. A segunda é variar o ritmo. Ou seja, ataque em 5 ou 10 jogadas e depois troque bola na paralela, tentando mantê-lo atrás de você na quadra.
Simples demais? Ótimo, foque, então nessas duas. Você vai ver como sua estratégia de jogo no Squash vai melhorar. E independente de vitórias imediatas, isso vai te trazer benefícios no longo prazo, acredite.
Caso prático de estratégia de jogo no Squash simples e eficiente
Então você vai jogar com aquele seu amigo que adora bater forte na bola, corre como um maratonista e a todo momento tenta jogadas vencedoras para finalizar o ponto. Para sua sorte, ele também não tem uma movimentação boa no T e não é paciente na construção das jogadas. Por isso, aqui vão algumas recomendações.
Primeiro game
Tente longas trocas de bolas e mantenha-o em movimento. Isto é, faça ele correr diagonalmente tanto quanto possível. Não importa muito se você perder o game, desde que você o desgaste fisicamente tanto quanto possível e varie o ritmo de jogo (com lobs, por exemplo) para suprimir o estilo de jogo agressivo dele.
Segundo game
Varie o jogo com curtas. Sempre que ele errar uma curta, bata forte para os cantos da quadra. Surpreenda-o com um início mais agressivo. Faça-o pensar que vem uma curta, mas jogue uma paralela. Faço-o mudar de direção e reclamar, pelo menos de um ponto.
Terceiro game
Prolongue o sofrimento dele o máximo possível. Assim como os demais games, não se importe muito em perder enquanto estiver se aperfeiçoando na estratégia. Mais importante nesse momento é garantir que ele se “mate” em cada ponto. Ou seja, faça o se esforçar ao máximo. Mantenha-o em desespero nos cantos traseiros da quadra e encurte a bola alta, próxima a parede lateral, mas que seja convidativa para que ele tente continuar o ponto.
Conclusão e recomendações finais
Ter uma estratégia de jogo no Squash é importante em qualquer nível. Para a maior parte de nós amadores, todavia, manter a simplicidade pode ser a mais eficiente. Por isso, mais do que pensar apenas em vitórias, tente pensar no longo prazo. Isto é, no seu desenvolvimento e na sua capacidade de manter a consistência de jogo.
Se, por outro lado, você acredita que já é capaz de dominar determinadas jogadas com razoável eficiência, é sempre possível se divertir um pouco mais jogando Squash. Que tal, por exemplo, no próximo jogo com aquele seu amigo que sempre bate forte na bola, tentar a seguinte estratégia.
- Game 1. Jogue tantos lobs quanto possível.
- Game 2. Jogue curtas no nick tanto quanto possível.
- Game 3. Troque bola na paralela logo de início e tente manter esse estilo de jogo durante todo o game.
- Game 4. (se necessário). Mantenha-o em movimento o tempo todo, tentando se antecipar com voleios e deixando-o atrás de você na quadra.
- Game 5. (se necessário). Bata forte e rente ao chão onde ele não estiver.
Se você gostou desse texto, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.
Esse amigo por acaso é Noronha? kkkkkk