Cuidados essenciais ao jogar Squash

Quais os cuidados essenciais ao jogar Squash que você toma? Que ele é viciante, não resta dúvidas. Aqui você sempre vai encontrar esse argumento. Todavia, justamente por isso é que devemos também nos preocupar com possíveis efeitos colaterais indesejados.

O Squash é um esporte capaz de transformar até mesmo pessoas de comportamentos moderados em indivíduos altamente competitivos dentro de quadra. É possível que cada um de nós, em algum momento, já pensou em estratégias mirabolante ou como desconcentrar o adversário em busca de uma vitória. E aqui não se faz referência a burlar regras ou fugir do padrão ético recomendado, mas ter um uma mentalidade vencedora.

Essas características, em conjunto com seu apelo de saúde e bem-estar, é que tornam esse esporte muito atrativo. Afinal, poucas modalidades esportivas se dão ao luxo de propagandear a capacidade de queimar cerca de mil calorias por hora. Mas só isso basta para qualquer um se engajar no Squash?

Cuidados essenciais ao jogar Squash: sistema cardiovascular

O Squash é um esporte que demanda muito fisicamente. Principalmente, em estágios competitivos. Por isso, mesmo aquelas pessoas muito bem condicionadas também podem ir até os limites da resistência do corpo. Ou seja, é preciso atentar para os potenciais riscos dessa modalidade.

Apesar de ser um prática que não apresenta um alto índice de lesões, alguns cuidados essenciais ao jogar Squash devem ser considerados. Por exemplo, quem tem algum problema no coração, não deve se engajar nesse esporte. Um estudo científico já alertou quanto aos riscos.

Tudo bem que não é comum a ocorrência de ataques cardíacos em quadra. Todavia, um risco maior ocorre quando um indivíduo, após um longo período sem praticar atividade física resolve “dar o sangue” ao voltar. Aí, o sistema cardiovascular pode não aguentar.

Por isso, antes de qualquer coisa, consulte um médico especialista para verificar seu estado de saúde antes de iniciar a prática esportiva.

Cuidados essenciais ao jogar Squash: músculos

Mais comum que problemas cardiovasculares são as lesões musculares. Isso mesmo, como qualquer esporte, seus praticantes estão sujeitos a ocorrência de problemas como estiramentos e articulares.

Uma das características do Squash é que ele desenvolve mais um lado do corpo. Em geral, o direito se você é destro e o esquerdo se é canhoto. O antebraço, por exemplo, é um dos que demonstram mais facilmente isso. Por isso, é preciso cuidados essenciais ao jogar Squash para que isso possa ser balanceado. Ou seja, um programa de treinamento que proporcione equilíbrio e força nos dois lados do corpo.

O problema é que nem todo mundo se preocupa com isso. E daí para uma lesão, pode ser rápido, deixando o jogador longe das quadras. Convenhamos, esse não é o desejo de ninguém. Por isso, um bom educador físico pode ajudar nesse momento ou outras atividades como o Pilates.

Conclusão

O Squash é um esporte que impõe uma certa necessidade de agilidade. Por vezes, leva a movimentos afobados. Carrega consigo meio que uma ideia de quem não se esforça não merece ganhar. Ou seja, a filosofia “sem dor, sem ganho” se aplica a essa modalidade. Isso leva as pessoas, muitas vezes, a negligenciar alguns cuidados essenciais ao jogar Squash.

Afinal, quem nunca caiu na tentação de jogar “só mais um game” quando o amigo chama? É aquela coisa, eu estou cansado, quebrado, mas vou lá mostrar que aguento. Mas é preciso pensar bem antes disso. Claro que é mais fácil falar do que fazer.

Por isso, as dicas finais são: proteger os olhos com óculos apropriados para o Squash, aquecer antes ou manter o corpo aquecido entre jogos, alongar-se de forma apropriada, manter o nível de condicionamento físico em dia e alimentar-se apropriadamente. Ah, não esqueça de relaxar também. Afinal, a maior parte de nós joga para fugir do estresse do cotidiano. Logo, diversão e foco no processo devem fazer parte do Squash.

Se você gostou desse texto, deixe seu comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.