Quem nunca viu a bola se apresentando graciosamente para matar o ponto, mas na hora de executar o voleio ou entrega a bola de bandeja para o oponente ou joga na lata? Se você também acredita que melhorar as habilidades de executar voleios é essencial, então confira cinco dicas para dominar o voleio curto no Squash.
O inglês Nick Matthew sempre foi considerado um exímio executor de voleios em quadra. No seu livro autobiográfico, ele afirma que essa era sua principal jogada. Ou seja, o seu ponto forte, o que fazia de melhor.
Matthew é considerado um dos jogadores britânicos de maior sucesso na história. Campeão de três títulos mundiais e de praticamente todos os principais torneios profissionais. Sua tenacidade em quadra o permitiu superar adversários considerados mais habilidosos com a raquete nas mãos do que ele.
Para além de sua forma física excepcional, o ‘Lobo’, como era conhecido, era clínico ao contra-atacar seus oponentes. Utilizava para isso o chamado voleio curto. Ou seja, encurtava a bola no voleio, muito próximo a linha inferior para dificultar ao máximo a vida do adversário. Certamente, uma arma letal do jogador inglês.
Segundo Matthew, se você seguir essas cinco dicas para dominar o voleio curto no Squash, seu jogo melhorará incrivelmente.
Movimentação
Para bater na bola de forma antecipada e tirar tempo do seu oponente, você tem que ser rápido. Se seus pés não estiverem prontos para se movimentar, a bola vai passar antes mesmo de você ter a oportunidade de atacar.
Não importa com qual perna você faz a base. Ou seja, mais importante é se posicionar de forma confortável, para executar bem a jogada. Por isso, o primeiro passo deve ser diagonal ao canto frontal da quadra.
Mente
Para que você deixe seus pés em posição de ataque, você precisa estar consciente do que o seu oponente está fazendo. Logo, ter um raciocínio rápido para poder acompanhar a trajetória da bola de forma antecipada é vital.
Raquete
Você já deve saber disso. Raquete preparada é fundamental em qualquer situação. Isso não significa que ela deve estar colada ou tensa junto ao seu corpo.
Isto é, a raquete deve estar pronta e levantada já no início do movimento. Desse modo, você consegue se mover para acompanhar a trajetória da bola. Não se trata de fintar a jogada. Acima de tudo, você quer chegar na bola o quanto antes.
Impacto
Bata na bola o mais alto possível em sua trajetória. Deixe a face da raquete aberta, mas não tão plana. Relaxe seus dedos ao segurá-la, nada de tensionamento.
Dominar o T é essencial. Por isso, você precisa deixar um dos seus pés o mais próximo possível dessa posição e manter seu centro de gravidade.
Terminação
Quando você executa essa jogada, você não está tentando voltar para o T o mais rápido possível. Ou seja, é sua intenção tentar e finalizá-la naturalmente.
Por isso, a cabeça da raquete deve estar baixa e seus dedos relaxados. Assim, você assegura um espaço extra e garante que seu corpo não desequilibrará.
Conclusão
Quando se trata de voleio curto, Nick Matthew é um especialista. Consequentemente, suas dicas para dominar o voleio curto no Squash servem para orientar o treino dessa jogada e sua execução nas partidas.
Todavia, essa é uma das armas a serem utilizadas durante o jogo. Por se tratar de uma jogada que requer precisão, é necessário também cautela. Ou seja, é preciso estar seguro sobre a execução quando a oportunidade aparece.
Se você gostou desse texto, não deixe de ver também o modelo do ovo frito para entender outras estratégias que podem ser utilizadas durante o jogo com menos risco. Por fim, considere a importância da preparação mental para jogar. Afinal, ter confiança para executar bem as jogadas também passa pelo desenvolvimento desse tipo de habilidade.