Competência no Squash

Quando o assunto é desempenho, muitos fatores estão envolvidos e podem afetar os resultados obtidos. Por isso, é preciso estar atento sobre o quão competente você é para realizar uma determinada tarefa, por exemplo. Aqui, vamos tentar abordar o conceito de competência no Squash. Para tanto, vamos tomar emprestado a abordagem clássica sobre conhecimentos, habilidades e atitudes, típica da área de educação, mas muito aplicada em qualquer contexto.

Acredito que todos queremos ser competentes naquilo que fazemos. No caso do Squash, isso se traduz na capacidade de finalizar um ponto, executar uma paralela corretamente, dentre outros exemplos. Mas você já se perguntou o que está por trás disso? Aqui reside nosso ponto de partida para que você reflita sobre os três componentes da competência do Squash. Isto é, o saber, o saber como fazer e o querer fazer.

Conhecimentos no Squash

Conhecimentos é o primeiro componente da competência no Squash. De forma simples, representa o saber. Ou seja, traduz-se no que se sabe ou no saber o que fazer. Já deu para perceber que a ideia aqui é o que se sabe sobre uma determinada atividade a ser realizada.

Trazendo para o nosso esporte, podemos inclui o conhecimento necessário para praticar o Squash. Considerando a prática desportiva, talvez esse seja um dos elementos mais negligenciados por jogadores ocasionais ou amadores. Afinal, muitos de nós queremos apenas entrar em quadra para gastar energia ou jogar de forma descompromissada.

Todavia, como qualquer atividade em que nos envolvemos, aqui reside a base para um potencial desempenho superior. Por isso, envolve um certo comprometimento do jogador em se atualizar, obter informações, estruturar planos e traçar ideias de jogo, analisar partidas, observar adversários, dentre outras tantas possibilidades de ampliar seu conhecimento sobre o Squash. Além disso, envolve também a parte conceitual, envolvendo regras, noção de movimento, de execução de jogadas, conduta, dentre outros.

Se você quer ampliar ainda mais o conhecimento sobre o Squash, também pode incluir no repertório a leitura da história do nosso esporte, biografias e outros materiais de mídia. Por exemplo, há bons livros que abordam a trajetórias de jogadores, filmes ou vídeos com conteúdos explicativos.

Aqui no squashistas, basicamente se tenta construir um repertório de conhecimento, para depois aplicação prática em quadra. Os vídeos e as postagem trazem essa perspectiva. Há diversos outras fontes interessantes, a exemplo do SquashSkills (em língua inglesa), do SuperSquash, do Trocando Paralela, dentre outros. Isso sem falar do conteúdo disponível no Youtube, a exemplo do Canal na Lata, do Abelheira Squash, Esportise,  dentre outros.

Habilidades no Squash

Habilidades é o segundo componente da competência no Squash. De forma simples, representa o saber como fazer. Ou seja, a maneira prática de como aplicar o conhecimento. Já deu para perceber que a ideia aqui é ter a capacidade de realizar uma determinada atividade. Para isso, pode-se dividir às habilidades em três tipos:

  • Técnicas: associada com atividades específicas, como saber executar uma jogada no Squash. Para desenvolvê-la, é necessário treinamento repetitivo, para poder executar a mecânica de um movimento corretamente. Exemplos desse tipo de habilidade envolvem saber como aplicar um boast, bater uma paralela, pegar na raquete de maneira mais adequada etc.
  • Humanas: abrange a compreensão social do esporte, ou seja, o relacionamento com as pessoas envolvidas no Squash. Aqui envolve aplicar o conhecimento de regras, conduta, respeito,  o chamado jogo limpo etc. Afinal, ninguém joga sozinho, é preciso ter postura adequada para respeitar o adversário, o árbitro, a plateia e saber se relacionar de maneira adequada no ambiente do nosso esporte.
  • Conceituais: envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade total do Squash,  de usar o intelecto para formular estratégias de jogo, analisar problemas e tomar decisões  sobre jogadas no momento do jogo. Para isso, vale juntar o conhecimento obtido por meio de análises de partidas, estudos sobre o adversário, dentre outras possibilidades, e tentar aplicar na situação oportuna.

Um guia para desenvolvimento de habilidades no Squash muito bom é o da Federação de Squash dos Estados Unidos. Para cada nível de habilidade, há uma sugestão do que precisa ser aprimorado. Já foi dedicada uma postagem sobre ele aqui no blog.

Atitudes

O terceiro elemento da competência no Squash são as atitudes. De forma simples, representa o querer fazer, a predisposição para a proatividade e o aprimoramento contínuo. Aqui, a enfase na ação. Ao contrário dos elementos anteriores esse é comportamental. Ou seja, contribui com a intenção de um indivíduo em se engajar em uma determinada atividade.

Sua base reside nas crenças e valores, que permitem com que as pessoas interpretem e julguem a realidade e a si próprios. Assim, atitudes formam a base das opiniões sobre qualquer situação. Isto é, como os fatos e pessoas são avaliados.

Trazendo para o nosso esporte, aqui reside um ponto fundamental para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades. Afinal sem uma avaliação positiva, por exemplo, dos benefícios que o treinamento ou mesmo uma alimentação saudável pode trazer em termos de desempenho, não haverá predisposição para adotar hábitos associados a esse tipo de comportamento.​​

Saber lidar com uma derrota, com o aprendizado lento, com situações adversas, tudo isso envolve como você avalia essas situações. Logo, sem a base adequada no sistema de crenças, por exemplo, pode levar a comportamentos inadequados, prejudicando o desempenho no esporte.

Conclusão

Conhecimentos, habilidades e atitudes são a base da competência no Squash. Claro que aqui o assunto é trabalhado de maneira mais sintetizada. Todavia, essa tríade, quando trabalhada de forma direcionada e relacionada, pode ajudar no desempenho dentro de quadra. De forma autodirecionada ou com ajuda de professores do nosso esporte, é possível integrar esses elementos para evoluir no Squash.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.