Como medir o desempenho no Squash

Medir o desempenho no Squash é algo que pode contribuir para o progresso do seu jogo. De forma geral, o processo de mensuração é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para medir e quantificar um determinado fenômeno ou variável. Consequentemente, envolve a escolha de métodos adequados para a coleta de dados, a análise e a comunicação dos resultados de forma clara e objetiva.

No âmbito esportivo, existem diversas formas de medir o rendimento de um atleta, desde a análise de dados estatísticos até a observação do comportamento durante a prática. Nesta postagem, vamos apresentar três formas de medir o desempenho no Squash, para que você possa acompanhar o seu progresso de alguma forma. Para nós amadores, elas podem ser úteis se você tiver a motivação adequada para tentar colocar em prática.

Estatísticas

As estatísticas são uma das formas mais comuns de medir o desempenho no Squash. Elas permitem avaliar o rendimento de um atleta em diferentes aspectos, como número de erros não forçados, duração de cada jogada, erros de saque, acertos de curtas, histórico de vitórias e derrotas, entre outros. As estatísticas também podem ser usadas para comparar o desempenho entre seus amigos. Isso pode ser feito por meio de uma planilha ou aplicativo, com você mesmo fazendo registros sobre. Aliás, se você se interessa por números no Squash, recomendo fortemente o Blog Squash Stats (em inglês).

Análise de vídeo

A análise de vídeo é uma forma de medir o desempenho no Squash que permite avaliar o comportamento dentro de quadra. Isto é, permite identificar pontos fortes e fracos, bem como padrões de comportamento que podem ser usados para melhorar o desempenho. Para tanto, algumas perguntas podem ajudar nessa avaliação: será que você toma boas decisões de jogo? Como está seu movimento dentro de quadra? Sua terminação está apropriada? Essa forma de medição é razoavelmente fácil, pois com um celular ou uma câmera, você pode começar a gravar seus jogos, seus treinos e depois assistir para tirar suas conclusões. Outra alternativa, é você pedir para que alguém que joga melhor ou seu professor analisar.

Diário de treino ou jogo

Embora possa ser algo que demanda disciplina, manter um diário de treino ou jogo pode melhorar o desempenho no Squash. É uma oportunidade de se organizar e ter clareza sobre o que está fazendo quando entra em quadra. Isso pode te manter comprometido com seus objetivos. O principal benefício imediato é desenvolver o hábito de planejar melhor a sua prática no Squash. Na medida em que você se acostuma a se programar e registrar seu desempenho, você vai aprimorando, colocando mais detalhes. Por exemplo, como foi seu sono na noite anterior, o que comeu ao longo do dia ou antes de um jogo etc. A partir disso, você começa a identificar padrões e que circunstâncias te ajudam a maximizar o rendimento dentro de quadra. Também é possível comparar com os critérios de avaliação do nível de jogo, que apresentamos nessa outra postagem.

Conclusão

Medir o desempenho no Squash é fundamental para quem busca alcançar seus objetivos. Existem diversas formas de avaliar o rendimento esportivo. Aqui, focamos no que parece ser mais simples para quem é amador e recreacional. Cada forma apresentada de medir o rendimento tem suas vantagens e desvantagens. Ou seja, é importante que você escolha a abordagem mais adequada para cada situação.

Todavia, é bom lembrar que o que listamos são apenas algumas formas mais objetivas. O processo de mensuração, como dito, significa avaliar, ou, simplesmente atribuir valor. Logo, você não precisa, necessariamente, se basear apenas em critérios dessa natureza. Em outras palavras, isso significa que você pode medir seu desempenho no Squash simplesmente considerando: o grau de satisfação que ele traz, ganhando ou perdendo; ou pelo convívio social que proporciona; ou pela melhoria na qualidade de vida, dentre outros exemplos.

Bom, agora, fica a pergunta: como você mede seu desempenho no Squash?

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
274InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.