Aumentar o desempenho no Squash: conheça o estado de flow

Aumentar o desempenho no Squash é uma daqueles desejos que todo jogador quer. Isto é, do iniciante ao mais avançado, há sempre algo que precisa ser melhorado. No nosso esporte, é muito comum receber conselhos, trocar ideias e observar partidas da PSA ou de nível profissional.

Todavia, aqui vou abordar um tema muito interessante da psicologia do esporte, trazido pelo blog do SquashSkills e adaptado para o perfil do squashistas: o estado de fluxo ou flow (em inglês). Tal expressão pode ser descrita como o que você sabe como fazer no seu momento atual. Ou seja, considerando o relacionamento entre o nível de conhecimento que possui e os desafios diante de si.

Encontrando o fluxo

A Figura a seguir representra o estado de flow, em que há um canal de fluxo ao longo da diagonal central. Isto é, o percurso que não é nem muito quente, nem muito, frio, é apenas certo.

flow-squash-squashistasNo ponto 1 do diagrama, você ficará ansioso se o desafio é muito grande e suas habilidades são muito pequenas. Inversamente, no ponto 2 do diagrama, você vai ficar entendiado se suas habilidades são muito elevadas, mas o desafio é muito pequeno. Na verdade, você quer estar no ponto 3, no local de encontro entre suas habilidades os desafios que se apresentam.

Encontrar o estado de flow é a condição ideal durante uma partida de Squash ou situações de alta pressão. Afinal, é nesse momento que você pode utilizar suas habilidades no nível máximo e se desligar do estado mental de perder ou ganhar. Você se perde no momento e na percepção de tempo. Você precisa estar ligeiramente fora da sua zona de conforto para tirar o máximo de si mesmo e acessar o estado de flow.

Dicas práticas para aumentar o desempenho no Squash

Praticamente todo atleta profissional trabalha seu lado mental. Afinal, isso faz parte de qualquer atividade esportiva. No nosso esporte, não é diferente. Por isso, para aumentar o desempenho no Squash, algumas dicas práticas podem ser úteis, considerando a temática do flow.

Conclusão

Lembre-se, no final de tudo, o Squash é só um jogo. Logo, se divirta no processo. Quanto mais diversão, maior a probabilidade de aumentar o desempenho no Squash. Quanto maior o desempenho, mais diversão você terá. É um ciclo que se retroalimenta. Tente se lembrar das aventuras da infância, por exemplo. A diversão era imensa, você se perdia no momento. Volte para esse estado e você encontrará o fluxo ideal da prática esportiva!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.