Uma ou duas cervejinhas depois do jogo ou daquela sessão de quatro horas de Squash é parte da rotina de muitos squashistas amadores por aí. Afinal, faz parte do processo de socialização na cultura não só brasileira, mas de muitos outros países. Todavia, o efeito da bebida alcoólica no Squash não pode ser desprezado se você é mais competitivo, participa de campeonatos ou quer manter um bom desempenho no treino também.
O consumo regular de bebidas alcoólicas de forma regular e excessiva pode ter uma variedade de efeitos negativos para quem pratica atividade física regular. Além disso, pode diminuir consideravelmente os tão suados resultados oriundos da sua rotina de treinamento.
Você pode até questionar, dizendo que com você é diferente ou que conhece um amigo que é movido a etanol, por assim dizer. Mas, não se iluda, o conhecimento científico sugere que a bebida alcoólica no Squash pode diminuir seu desempenho e trazer malefícios para o corpo no curto e longo prazo.
O que diz o especialista?
Um artigo muito interessante sobre esse tema foi publicado no website britânico The Guardian. Nele, o professor David Cameron-Smith, da Universidade de Auckland da Nova Zelândia, especialista no assunto, traz algumas reflexões sobre a relação da bebida alcoólica com o desempenho esportivo.
Para o professor, um dos fatores-chave para o sucesso não é apenas a capacidade de realizar bem determinadas atividades em um único dia, como se sair bem em uma partida. Mais do que isso, a capacidade de obter melhores resultados é fruto do aperfeiçoamento obtido por meio das longas e árduas sessões de treinamento.
O professor ressalta que todos devem estar conscientes do impacto que a bebida alcoólica tem, se consumida na noite anterior de uma atividade esportiva, por exemplo. Todavia, nem todo mundo se dá conta do impacto disruptivo necessário para adaptação do corpo, no intuito de suportar o esforço físico demandado. É justamente aqui o ponto mais crucial desse relacionamento.
Conclusão
A bebida alcoólica tem um grande número de efeitos danosos para o corpo que devem ser levados em consideração para qualquer esportista. Isso inclui o impacto sobre riscos de lesão, capacidade metabólica/energética, ciclos de sono, níveis de hidratação, bem como de crescimento e recuperação muscular.
Não é intenção do texto desencorajar ou criticar o estilo de vida de ninguém. Afinal, como foi dito, a bebida alcoólica também exerce um papel na socialização, que compõe parte do bem-estar das pessoas. Aqui se chama a atenção para os efeitos do consumo regular e exagerado para a prática do Squash. É bom lembrar que os efeitos negativos desse tipo de ingestão perpassam a esfera esportiva.
Então, que tal deixar o consumo desse tipo de bebida apenas para momentos que não possam interferir no seu desempenho ou com tempo de recuperação suficiente para o corpo? Você já atentou para isso? Conta aí nos comentários como é com você e seus amigos!