O jogo mental do Squash: preparação para competir

O jogo mental do Squash é muito importante para qualquer squashista. Afinal, participar de torneios ou campeonatos é sempre bom. Essa é uma das formas que temos para nos colocar a prova. É quando nossos acertos e erros se tornam mais evidentes. Todos temos um nível de habilidade técnica, mas isso não quer dizer que basta se aperfeiçoar nesse quesito. O lado mental também é importante para o desempenho no esporte, ainda mais no Squash, que é referenciado como uma espécie de jogo de xadrez dentro de quatro paredes.

Discussões sobre como se preparar nesse aspecto do jogo sempre são válidas. Quando referendadas por quem está envolvido no nosso esporte, melhor ainda. O texto publicado na Squash Magazine da Federação Americana é um bom exemplo. Alguns conceitos interessantes para a preparação mental foram abordados e acho interessante trazer aqui.

NERVOS A FLOR DA PELE?

jogo mental do squash squashistas nervos
Foto: ussquash.com

Em qualquer esporte, é comum observar atletas extremamente destemidos e competitivos durante o treino, mas que se transformam em jogadores para lá de cautelosos e tímidos nas competições. É normal sentir nervosismo ou ansiedade com a proximidade de uma partida. Por diversas razões, há quem fique mais ou menos nervoso e ansioso. Dentre elas, está a forma com que um atleta encara mentalmente a tarefa que está por vir. Aqui, o jogo mental do Squash entra cena.

Você encara o jogo que irá acontecer como um desafio a ser enfrentado (uma oportunidade para entrar em quadra e se expressar) ou percebe a partida como uma ameaça em potencial (uma oportunidade de fracassar diante de um oponente que você acha que deveria ganhar, ou deixar a si mesmo ou outros para baixo)?

JOGO MENTAL DO SQUASH ANTERIOR AO JOGO

Considere o que funciona melhor para si como parte da rotina pré-jogo. Isso inclui o que te deixa melhor física e mentalmente pronto antes de entrar em quadra. Lembre-se que, apesar do objetivo da rotina anterior ao jogo ser essencialmente parecida para todos os jogadores, a maneira com que cada um a utiliza pode ser diferente a depender dos traços de personalidade e necessidades individuais. Veja alguns exemplos.

Escutar musica ajuda? Caso sim, qual estilo? Você se prepara melhor com um aquecimento mais puxado ou prefere focar em movimentos simulados com relaxamento e alongamentos? Você acha útil bater papo com alguém antes (treinador, amigos, parentes) ou prefere ficar sozinho com seus pensamentos? Você acha que utilizar técnicas de visualização de momentos ou imagens importantes é efetivo ou já experimentou esta técnica?

JOGO MENTAL DO SQUASH AO ENTRAR EM QUADRA

Os minutos de aquecimento iniciais podem e devem ser utilizados de forma efetiva para ajudar a se estabelecer mentalmente em quadra, bem como para ficar pronto para um início forte já no início do jogo. Seja assertivo com a movimentação corporal durante o aquecimento e deixe claro para seu adversário que você está 100% comprometido e preparado para o desafio.

jogo mental do squash aquecimento squashistas
Foto: http://squashmagazine.ussquash.com

Movimente bem os pés e bata a bola em diferentes áreas da quadra. Assim você se força a ir até elas. Com que frequência é possível observar os jogadores quase que congelados durante o aquecimento da bola, sem movimento ou autoconfiança na tarefa a ser executada? Tente tirar qualquer nervosismo, respire profundamente, relaxe o corpo e deixe os movimentos fluírem.

Utilize o aquecimento para sentir a quadra (se mais rápida, mais lenta, as paredes laterais etc.). A partir disso, estabeleça pensamentos positivos: a parede frontal amortece um pouco a bola, logo preciso utilizar um pouco mais de altura para que a ela vá para o fundo de quadra.

Pratique diferentes tipos de jogadas com seu oponente e veja como ele reage a elas. Ele lida bem com bolas rápidas? Com lobs? Ou se mostra desconfortável com ir até a frente da quadra? Essa abordagem mental positiva para o aquecimento deve te deixar em um estado mental orientado para um objetivo, que em última análise, deve ser buscar a vitória desde o início da partida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui

CONTEÚDO DO BLOG

428FãsCurtir
721SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

Curtinha do squashistas

Receba mensalmente atualizações no seu email.